ITS#EIGHT

Alice Knackfuss vence o ITS#Eight Diesel Award / Fotografia: Giovanni Giannoni/ITS
Todos os anos, alguns dos melhores talentos mundiais que representam o futuro nestas áreas passam por Trieste, em Itália e, este ano, estivemos lá para assistir a esta explosão de criatividade que testemunha o fim de uma era com o “The Greatest Show of All”!

Esta mostra de talentos conta com nomes que ecoam diferentes culturas desde o Japão até aos Estados Unidos, passando por Israel, Rússia, Turquia Itália ou Londres. Afinal, o mote deste concurso é mostrar a criatividade de todos os cantos do planeta Terra. O tema desta edição é “o Circo” e todo o espaço respira essa atmosfera bizarra inspirada nas viagens de espectáculos de circo no princípio do século XX: bancas com pipocas, algodão doce, acrobatas, mágicos, bandas alegóricas e um anfiteatro com um palco circular de areia.

Fotografia: Ennio De Marin e Carlo Pacorini

Um total de quarenta e sete projectos finalistas nas três categorias – ITS#FASHION, ITS#ACESSORIOS e ITS#PHOTO – vindos de vinte países foram apresentados nestes dois dias de um evento puro em criatividade internacional. Os projectos foram individualmente avaliados por um júri exigente e atento composto por alguns nomes como Renzo Rosso, o fundador e presidente da Diesel, Nina Nitsche, da Maison Martin Margiela, o fotógrafo Ari Marcoupulos, Michele Lupi, da GQ Itália, Carlo Botto Poala da MINI Itália e ainda David Steinhorst, Valentim Quaresma e Kazutaka Nagashima, vencedores da edição passada deste concurso.

Fotografia: Ennio De Marin e Carlo Pacorini

Tudo se passa no “Aqvario” também conhecido como o Salão dos Encantos, um edifício junto ao Mar Adriático na cidade de Trieste, no norte de Itália e a noite começa com a vernisage da exposição que engloba a mostra das áreas da fotografia e dos acessório. Cercando todo o espaço temo as exposições: nas paredes finalmente temos a oportunidade de admirar as fotografias dos finalistas desta edição, assim como o projecto realizado ao longo do passado ano por Kazutaka Nagashima, o grande vencedor na área da fotografia da sétima edição do ITS. Sobre bancas iluminadas que circundam o palco e as fotografias, encontra-se a exposição dos finalistas na área dos acessórios: sapatos, pregadeiras, chapéus, anéis e colares e ainda uma construção complexa em metais, o projecto do vencedor desta área no ano passado, Valentim Quaresma.

Desfile de David Steinhorst / Fotografia: Giovanni Giannoni

No segundo dia tivemos a oportunidade de conhecer e falar com algumas pessoas: Entrevistámos dois dos vencedores da passada edição do ITS – David Steihorst, o jovem designer de moda alemão que venceu o Fashion Collection of the Year e falámos com Kazutaka Nagashima, o fotógrafo japonês que venceu o Mini Clubman Photo Award. À noite, no mesmo espaço onde no primeiro dia conhecemos os finalistas de fotografia e dos acessórios, dá-se início à cerimónia de entrega de prémios, uma vez mais apresentada por Victoria Cabello, que começa com a apresentação oficial dos finalistas na área da moda, com um desfile ao longo do palco circular de areia. Um a um, vamos conhecendo aqueles que, ao longo de um longo processo de selecção, foram escolhidos para participar no “maior espectáculo de todos”, a final do ITS#EIGHT, em Triste. O desfile termina com a apresentação da colecção própria desenvolvida por David Steinhorst ao longo do ano.

Entrega de prémios: Mason Jung, Yuima Nakazato e Saana Wang / Fotografia: Giovanni Giannoni

A oitava edição deste concurso conta com vários prémios para cada um das secções: ITS#FASHION – Diesel Award, Fashion Collection of the Year, Fashion Special Prize, i-D Styling Award, Vertice Award; ITS#ACCESSORIES – YKK Award, Accessories Collection of the Year e o CRYSTALLIZED™ Accessories Award; finalmente o ITS#PHOTO – MINI Clubman Photo Award, Air Dolomiti Photo Award, Pitti Immagine Photo Award e o SVA Photoglobal Award.

Após a apresentação oficial dos projectos nas três áreas distintas do concurso, foram atribuídos os prémios. Na área do design de moda, os vencedores foram:

Diesel Award: Alice Knackfuss, Alemanha; Fashion Collection of the Year: Mason Jung, Coreia do Sul; Fashion Special Prize: Masha Lamzina, Russia; i-D Styling Award: Elise Gettliffe, França; Vertice Award: Michael Van Der Ham, Holanda.

Na área do design de acessórios, os vencedores foram:

YKK Award: Yuima Nakazato, Japão; Accessories Collection of the Year: Chau Har Lee, Reino Unido; CRYSTALLIZED™ Accessories Award: Ali Forbes, Escócia.

Na área da fotografia, os vencedores foram:

MINI Clubman Photo Award: Saana Wang, Finlândia; Air Dolomiti Photo Award: Monica Lozano Red, México/Estados Unidos; Pitti Immagine Photo Award: Silvia Noferi, Itália; SVA Photoglobal Award: Clare Bottomley, Reino Unido.

Fotografia: Ennio De Marin e Carlo Pacorini

ITS está pronto para uma nova era: adeus Trieste!

O tempo chegou para o International Talent Support. Esta plataforma criada e desenvolvida para apoiar novos talentos de diversas áreas criativas, diz adeus. Nasceu em 2001 como um evento para reunir o melhor da criatividade de jovens talentos internacionais e apoia-los oferecendo-lhes visibilidade, prémios financiados, oportunidades importantes de emprego, estágios e colocações, bem como contactos com as mais importantes marcas do negócio da moda e fotografia.

Esta plataforma superou-se a si mesmo ao longo de 8 edições: viajou mais de 150 000 km atravessando 19 países em busca de criatividade, contactos em mais de 800 escolas, 5600 candidatos de 61 países candidataram-se a este concurso, com 317 finalistas e 86 vencedores. Conta ainda com um incrível arquivo de portfolios com 116 coordenados, 56 acessórios e 450 fotografias. Porém, a sua maior concretização é observar os trabalhos dos candidatos e finalistas, o crescimento e estabelecimento dos mesmos trabalhando para grandes designers como Moschino, Cavalli, António Marras, Christian Dior, Roberto Cavalli, Vivienne Westwood ou Alexander McQueen entre outros; sessões fotográficas com fotógrafos do mais elevado calibre como Sarah Moon e Ari Marcopolous, espalharam pela Vogue Itália trabalhos ganhos no World Press Photo.

Tempos difíceis atravessam também este concurso e o ITS está pronto para começar um novo capítulo na sua história levando-o a outro nível. Uma nova edição está já em construção. Acontecerá predominantemente na internet, sempre mantendo o seu elevado nível de qualidade, a sua paixão e a sua singularidade que tem sido sempre uma referência do ITS. Serão realizados eventos virtuais online e eventos reais que terão lugar nas capitais da moda do mundo, como Londres e Paris, retirando vantagens profundas do potencial de ofertas da internet, encontrando novas formas para surpreender e deliciar as audiências. E, acima de tudo, encontrará novas formas de descobrir e apoiar a criatividade, e continuar a produzir resultados reais.

Foram oito anos inesquecíveis e cheios de energia para a equipa do ITS, para a imprensa que presenciou este marco na história e para os novos designers e fotógrafos que começam a dar cartas e simbolizam o futuro nestas áreas. Esta era chega ao fim, mas não termina. Desta forma dissemos adeus ao ITS e a Trieste, uma cidade que graças a esta plataforma foi catapultada para as bocas do mundo!

Obrigado EVE, obrigado Diesel e obrigado Trieste!

www.itsweb.org

Tags from the story

Deixa-nos o teu comentário: