Pop Up 2010 trás-nos os “Nómadas Urbanos”

A segunda edição do Pop Up Lisboa é dedicado ao tema “Nómadas Urbanos”, este evento cultural anual é dedicado à promoção e mostra das múltiplas expressões e agentes da cultura urbana, que intervêm em espaços urbanos desocupados ou abandonados, dando-lhes nova vida através da arte.

A segunda edição do Pop Up Lisboa é dedicado ao tema “Nómadas Urbanos”, este evento cultural anual é dedicado à promoção e mostra das múltiplas expressões e agentes da cultura urbana, que intervêm em espaços urbanos desocupados ou abandonados, dando-lhes nova vida através da arte. O Pop Up Lisboa 2010 decorrerá de 4 de Novembro a 11 de Dezembro, reúne uma mostra de projectos de cultura urbana de múltiplas áreas de expressão artística e no seu programa integra a dinamização de vários espaços e rubricas, com a participação de dezenas de artistas e especialistas portugueses e estrangeiros.

“Viver a cidade, celebrar a cultura” é o mote do Pop Up, um conceito que pretende constituir-se uma plataforma de internacional de intercâmbio da cultura urbana, reunindo artistas e talentos oriundos de diversas cidades do mundo na promoção cultural e identitária da capital portuguesa, dentro e fora de portas.

O Pop Up surgiu pela primeira vez em Lisboa, mas tem a ambição e reúne todas as condições, para exportar o conceito para outras cidades europeias e para o resto do mundo. A primeira edição do Pop Up foi lançada em 2009, pelo multifacetado artista plástico e produtor Hugo Israel, “com o objectivo de criar espaços de encontro para artistas e projectos culturais e a visão de estimular a auto consciência do cidadão urbano, à luz de um espírito existencialista, que desafia a reflexão sobre o indivíduo e a sociedade, a forma como este a assimila e exterioriza”.

O Pop Up Lisboa 2010 reúne novos talentos e artistas consagrados, na dinamização de um cartaz cultural, que é desenvolvido em interacção permanente com a identidade e a população da cidade onde o evento decorre. Para além disso, o projecto desenvolve as componentes de investigação e pesquisa, convidando directamente artistas e peritos, das áreas da cultura e da arte, para trabalharem e debaterem sobre o tema “Nómadas Urbanos” no ciclo de “Conversas Pop Up Lisboa 2010” e na apresentação de projectos artísticos site-specific, nos espaços onde o evento decorre.

O cartaz do evento acolherá também dez novos talentos, seleccionados através de um concurso aberto a criadores de qualquer origem do globo. O período de submissão de candidaturas ao Concurso Internacional de Projectos Artísticos Pop Up Lisboa 2010 decorre entre dia 13 de Agosto e dia 24 de Setembro de 2010.

O Pop Up Lisboa 2010 afirma a importância da promoção cultural e artística no desenvolvimento sustentável e afirmação da identidade de Lisboa, Berlim, Londres, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Teerão ou de qualquer outra cidade do mundo.

Mais informações em www.popup-city.com

Tags from the story
,

Deixa-nos o teu comentário: