Lançamento do Livro UNDERDOGS I UNDERDOGS

A plataforma Underdogs e a Vera Cortês Agência de Arte têm o prazer de anunciar o lançamento do livro que acompanha a exposição Underdogs, patente na Agência de Arte Vera Cortês, em Lisboa, até dia 15 de Janeiro de 2011.

A plataforma Underdogs e a Vera Cortês Agência de Arte anuncia o lançamento do livro que acompanha a exposição Underdogs, patente na Agência de Arte Vera Cortês, em Lisboa, até dia 15 de Janeiro de 2011.

A festa de lançamento terá lugar no bar Odessa (Av. Infante D. Henrique – Armazém B, LJ.9, Sta. Apolonia) em Lisboa, dia 17 de Dezembro de 2010, pelas 22 horas. O evento contará com a presença de um DJ Set de Orelha Negra e prolongar-se-á até às 4 horas do dia 18 de Dezembro.

O livro, um trabalho com investigação e escrita de Miguel Moore, jornalista e autor ligado à arte urbana, e direcção de arte e design de Miguel Januário, designer gráfico e artista urbano, aborda o trabalho dos artistas incluídos nesta primeira mostra da plataforma Underdogs: ± (mais menos), Adres, Kusca, Mar, Obey, Ram, Smart Bastard, Sphiza, Tosco e Alexandre Farto/Vhils.

Ao longo das suas 180 páginas, o livro fala, acima de tudo, de cultura gráfica e visual contemporânea portuguesa com origem no espaço público. Aborda o percurso pessoal de cada um dos artistas, compondo uma imagem integrada do seu trabalho e perfil no meio onde costumam intervir. Desenvolve igualmente uma reflexão histórica sobre a presença do graffiti e demais manifestações de arte urbana em Lisboa e no Porto, entre 1974 e meados da década de 1990, com o intuito de permitir estabelecer uma abordagem contextualizada ao trabalho dos artistas dentro do panorama nacional.

Underdogs é uma plataforma que visa criar espaço no panorama da arte contemporânea para criadores nacionais e estrangeiros ligados às novas linguagens da arte urbana. Investe no apoio à criação, mostra e reflexão, fomentando o trabalho de criadores cuja actividade se tem mantido restrita a um circuito alternativo e fechado em si mesmo, favorecendo a abertura e reconhecimento, reflectindo com precisão um segmento importante da cultura visual e gráfica contemporânea. Numa perspectiva a longo prazo, visa criar e estabelecer parcerias e interacções criativas entre agentes culturais e artistas, nacionais e estrangeiros.

A Red Bull por ter vindo a criar, desenvolver e apoiar projectos encorajadores de novas linguagens artísticas e criativas, bem como eventos culturais em vários países, tornou-se cativante a criação de sinergias com os artistas e projecto UNDERDOGS. Tendo como foco a Arte, poder participar e potenciar todo este processo e esfera inspiradora de nobreza urbana, é algo que espelha o espírito inconformista da marca e sua natureza interventiva.

Underdogs está presente online em www.under-dogs.net

Tags from the story

Deixa-nos o teu comentário: