MUSEU MIMESIS – Álvaro Siza Vieira

Fotografia: Fernando Guerra -FG+SG Fotografia de Arquitectura
Gosto de gatos. Em toda a vida sempre vivi rodeada destes pequenos felinos domésticos de formas elegantes e sinuosas com os seus gestos calculistas e calculados. Hoje falo-vos de um gato muito bonito e elegante desenhado pelas mãos do grande mestre português da arquitectura: Álvaro Siza Vieira.

Gosto de gatos. Em toda a minha vida sempre vivi rodeada destes pequenos felinos domésticos de formas elegantes e sinuosas com os seus gestos calculistas e calculados. Hoje falo-vos de um gato muito bonito e elegante desenhado pelas mãos do grande mestre português da arquitectura, Álvaro Siza Vieira. Falo-vos do Museu Mimesis na Coreia do Sul, concebido em parceria com os arquitectos Carlos Castanheira e Jun Sung Kim.

Fotografias: Fernando Guerra -FG+SG Fotografia de Arquitectura

“O Mimesis é um gato. Um gato enrolado e também aberto, que se espreguiça. Está lá todo, basta ver, rever. (…) Eu já vi muitos desenhos de gatos, deslumbro-me sempre, não me habituo, quero ver mais gatos, mais esquissos de gatos…”

Não posso esconder a minha preferência por esta obra sublime, definida por formas curvas em betão aparente, cinza claro “ cor de gato”, que se desenvolve em torno de um pátio aberto. A luz, muito importante na fruição do espaço e um dos principais elementos para a criação da atmosfera etérea deste edifício, é superior e indirecta. Esta obra consegue fundir a arte com a técnica de forma quase perfeita e deixa-nos deslumbrados com a beleza das formas e das perspectivas que nos oferece.

O Museu tem como principal objectivo acolher uma colecção particular de arte contemporânea cujo programa contempla uma cave, dois pisos e um mezanino. Toda a área técnica e de depósito de obras encontra-se na cave. No rés-do-chão a área de recepção, cafetaria e espaço para exposições temporarias. A zona de mezanino está reservada para a administração e loja enquanto no piso superior desenvolve-se a área expositiva.

Projecto: Mimesis Museum
Dono de Obra: Open Books Publishing Co.
Localização: Coreia do Sul, Paju Book City
Período de Projecto: 01.2006 / 09.2007
Período de Construção: 10.2007 / 10.2009
Arquitectos: Álvaro Siza com Carlos Castanheira e Jun Sung Kim
Coordenador de Projecto: Dalila Gomes
Coordenador de Obra: Young-il Park
Colaboradores: Chungheon Han; João Figueiredo (3D)
Estrutura: Gayoon ENC, Jungang Constructural Engineering Consultant
Instalações Mecânicas: Hansan Engineering Co.
Electricidade: Jung-Myoung Engeneering Group Co.
Construção: Hanool Construction Co.
Fotografia: Fernando Guerra -FG+SG Fotografia de Arquitectura

Fernando Guerra – FG+SG Fotografia de Arquitectura
Tags from the story
,

Deixa-nos o teu comentário: