Bruce LaBruce’s Polaroid Rage, Survey 2000-201

A The Gallery Wrong Weather tem o prazer de anunciar a exposição de Bruce LaBruce “Bruce LaBruce’s Polaroid Rage, Survey 2000-2010”, de 19 de Fevereiro a 19 de Março.

A The Gallery Wrong Weather tem o prazer de anunciar a exposição de Bruce LaBruce “Bruce LaBruce’s Polaroid Rage, Survey 2000-2010”, de 19 de Fevereiro a 19 de Março.

Esta exposição, estreia do artista em Portugal, mostra um conjunto de cerca de 300 polaroids que registam uma série de performances do artista canadiano, desde 2000 até à data. Para além de escritor, realizador, actor e artista ou “pornógrafo relutante”, o seu trabalho performativo é fundamental para uma visão actual de uma sensibilidade revolucionária, artistica e politica. De entre essas marcantes performances registadas consta, nomeadamente, “Anarchist Wrestling”, realizada no Andy Warhol Museum de Pittsburgh, em parceria com Slava Mogutin.

Bruce LaBruce, como realizador de cinema, é um nome incontornável. A sua filmografia inclui filmes de culto como “No Skin Off My Ass” (1991), “Hustler White” (1996), em parceria com Rick Castro e com Tony Ward no papel principal, “The Raspberry Reich” (2004) que esteve em mais de 150 festivais de cinema ou “Otto; or, Up with Dead People” (2008) que estreou no Sundance Festival e que foi exibido no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), em Novembro de 2008.

O seu mais recente filme “L.A. Zombie”, com François Sagat, estreou-se em 2010, como filme a concurso no Festival Internacional de Cinema de Locarno e esteve também no Toronto e no Vancouver International Film Festival.

Tem colaborado regularmente, como escritor e fotógrafo, para publicações como a Index, Eye, Exclaim, Dutch, Vice, The National Post, Nerve.com, Black Book e Butt. Como fotógrafo de moda viu o seu trabalho publicado, entre outras, na Dazed and Confused, Bon, Tank, Tetu, Fake, Attitude, Blen, Tokion, Purple Fashion e The National Post. Recentemente, realizou uma controversa entrevista a Karl Lagerfeld, para a Vice Magazine.

Ao longo dos últimos anos, realizou exposições individuais em galerias como a The Pitt Gallery, em Vancouver, a MC MAGMA, em Milão, a Bailey Fine Arts Gallery, em Toronto, a Peres Projects, em São Francisco, Los Angeles e Berlin e as The Alleged Gallery e a John Connelly Presents, ambas em Nova Iorque. Em 2006 mostrou, na Gallery 1313, em Toronto, a “Polaroid Rage: A Survey of Polaroids, 2000- 2006” que agora mostramos na sua versão actualizada, 2000-2010.

Colaborou também com outros artistas como Terence Koh, Slava Mogutin ou Kembra Pfhaler, que alguns se lembrarão como o rosto presente numa série de retratos de Katrina del Mar, recentemente expostos na The Gallery Wrong Weather, um dos quais, usado para a edição limitada de uma T-Shirt.

Para 2011 espera-se o lançamento do documentário “Bruce LaBruce: The Advocate for Fagdom” da autoria de Angelique Bosio, onde se lê na sinopse oficial: “Às vezes, um artista transgressor no sentido mais puro do termo, o filho espiritual de Kenneth Anger e John Waters, ou líder do movimento Queercore, uma coisa é certa: Bruce LaBruce faz filmes de baixo orçamento cheios de sexo hardcore, mensagens políticas e com tanta violência como ternura, em que ele alegremente esmaga quaisquer clichês da atitude gay enquanto faz auto glorificação irónica, goza qualquer filme de terror ou cenários dramáticos, e evita todas as tendências da arte moderna. Bruce enlouquece, irrita, encanta, fascina e principalmente manter o mistério LaBruce muito vivo. (…) A complexa personalidade em guerra não com um sistema, mas com todos os sistemas. O retrato de um homem em constante movimento entre a sua atitude punk e uma sensibilidade extrema.”

“Bruce LaBruce’s Polaroid rage, Survey 2000-2010” é uma exposição forte, gutural, revolucionária que ilumina as ideias subjacentes a um trabalho controverso e ao homem por detrás da obra.

A exposição, com curadoria de Rui Carvalho da Silva, está patente na The Gallery Wrong Weather, na Avenida da Boavista, 754, Porto,(junto à Casa da Música) de 19 de Fevereiro a 19 de Março.

Tags from the story
,

Deixa-nos o teu comentário: