Designa’11

Decorrem até 15 de novembro as inscrições para a DESIGNA 2011, uma conferência internacional de investigação em Design que a Universidade da Beira Interior organiza e acolhe nos dias 25 e 26 de novembro, na Covilhã.

Decorrem até 15 de novembro as inscrições para a DESIGNA 2011, uma conferência internacional de investigação em Design que a Universidade da Beira Interior organiza e acolhe nos dias 25 e 26 de novembro, na Covilhã. “A esperança projectual” é o mote escolhido para esta primeira edição, que procurará refletir sobre o papel da criatividade em tempos de crise.

A DESIGNA estrutura-se a partir de quatro painéis temáticos: 1. Comunicação; 2. Produto; 3. Teoria; e 4. Moda, que organizarão as comunicações dos diversos participantes.

A Universidade da Beira Interior (UBI) ministra neste momento seis cursos de Design, entre 1º e 2º ciclos, dispondo, assim, de condições essenciais ao desenvolvimento de hábitos de reflexão centrados nos seus diferentes domínios. Através da DESIGNA, pretende abrir-se à rotina de cruzamento de atores de ideias, ciente de que a disseminação de conceitos é potenciada pelo trabalho colaborativo e em rede e que este depende muito da capacidade de convergência e encontro de investigadores em fora deste tipo.

Esta conferência procura responder a duas dúvidas fundamentais. A primeira será a de saber se o campo do Design (gráfico, visual, multimédia, industrial ou de moda) apresenta um lastro disciplinar ou académico comum, congregando um conjunto de pontos de vista inter e transdisciplinares, que permita continuar a pensar o Design em sentido lato. A segunda será a de perceber como pode o Design contribuir para desbloquear os impasses transversais a diversos campos da sociedade contemporânea, seja no campo cultural, social ou económico.

Pretende-se, pois, congregar um mosaico de contribuições que provenha diretamente da investigação nos campos do Design e da suas teoria e tecnologia, mas também da estética, da semiótica, da antropologia, da sociologia e da cultura em geral.

Organizado pela unidade de investigação LabCom, o evento conta com a parceria do Centro Português de Design e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, bem como com um relevante leque de conferencistas convidados. Até ao momento estão confirmados: Sheila Pontis (London University of the Arts, Reino Unido); Giovanni Maria Ponti (Politecnico di Milano, Itália); Inma Jiménez (Universidad del País Vasco, Espanha); Renato Bispo (Universidade de Aveiro, Portugal); Jorge dos Reis (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal); e Filipe Alarcão (ESAD de Caldas da Rainha, Portugal).

Inscrições abertas até dia 15 de novembro

Tendo recebido um expressivo conjunto de comunicações, aspeto positivo não só para uma primeira edição como para a perspetiva de uma desejada continuidade, a Comissão Executiva da DESIGNA exorta agora os mais diversos públicos afetos ao Design, tanto a nível académico como profissional, a inscreverem-se na Conferência e a virem até à Covilhã participar neste fórum de discussão sobre os desafios contemporâneos colocados à criatividade e aos seus agentes. As inscrições, abertas até ao dia 15 de novembro, poderão ser realizadas seguindo as instruções presentes no site da organização, onde se publica toda a informação atualizada relativa à DESIGNA.

Mais informações em designa.ubi.pt

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico.

Também poderás gostar



Tags from the story
,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.