Lacoste convida Jonathan Adler para a criação do pólo Holiday Collector’s #6 de 2011

Todos os anos a LACOSTE comissiona junto de um designer a reinterpretação do seu icónico pólo L.12.12 para a série Holiday Collector’s. Edições anteriores incluíram Tom Dixon, Michael Young, os irmãos Campana e mais recentemente o artista chinês Li Xiaofeng.

Todos os anos a Lacoste comissiona junto de um designer a reinterpretação do seu icónico pólo L.12.12 para a série Holiday Collector’s. Edições anteriores incluíram Tom Dixon, Michael Young, os irmãos Campana e mais recentemente o artista chinês Li Xiaofeng. Para a edição de 2011, que é a sexta da série, a Lacoste convidou o designer de interiores norte-americano Jonathan Adler para conceber um pólo exclusivo e uma embalagem que o vai deixar a pensar se é melhor oferecê-lo ou recebê-lo…

Conhecido pela mistura de formas modernistas com cores fortes e ilustrações delirantes, o nome Jonathan Adler é a promessa de um fabrico artesanal impecável e design distintivo. O seu estilo contemporâneo ainda que intemporal – com uma estética que ele apelida de ‘Happy Chic’ – é totalmente exuberante e único como o próprio criador. Empenhado em criar peças de colecção intemporais, a filosofia da sua marca é: “Se os seus herdeiros não as disputarem não as teríamos produzido.”

Para a sexta série Holiday Collector’s, Jonathan criou pólos singulares que combinam técnicas clássicas de bordados com toques contemporâneos, um efeito que o designer frequentemente integra no seu trabalho. (Ele é igualmente célebre por duas outras técnicas: a cerâmica e o trabalho com bronze e latão). “A minha avó bordava e, em criança ficava fascinado pelos divertidos padrões geométricos das suas almofadas”, explica Jonathan. “ Os bordados têm uma grande história e remetem para um espírito country club chic. Infelizmente, nos últimos 20 anos, os bordados tornaram-se entediantes. Os padrões arrojados e coloridos deram lugar a enfadonhas almofadas beges com desenhos de cocker spaniels. Daí decidi apostar no regresso aos temas originais.”

Edição Especial

O tema da série Holiday Collector’s partiu da sobreposição do icónico logo da Lacoste com alguns dos padrões e cores que bordam as suas almofadas favoritas. Segundo o designer, “Lacoste e bordar partilham o espírito country club chic. O piqué de algodão dos pólos sempre me recordou bordados.” O pólo Edição Especial apresenta um crocodilo sobredimensionado, cujo padrão combina com as duas riscas desportivas acrescentadas na base direita e utiliza uma técnica de estampagem com efeito de borracha que reproduz o aspecto e textura de um bordado mas sem o peso adicional. Em cinco cores para homem e quatro para mulher, são embalados numa fronha de almofada bordada com um crocodilo e uma combinação de riscas diagonais em dois tons de azul.

Edição Limitada

Já a Edição Limitada mantém o padrão aplicado ao crocodilo e as riscas que agora surgem realmente bordadas. Com duas cores para homem e duas cores para mulher, a edição está limitada a 1212 peças para cada um dos sexos. Cada pólo é embalado numa capa de raquete de ténis da mesma cor que é decorada por uma cabeça de crocodilo bordada sob um fundo em padrão Adler. “As capas de raquetes são uma homenagem às esposas e filhas do Country Club, conhecidas por bordarem as suas”, acrescenta Jonathan.

O projecto não estaria completo sem a Super Edição Limitada. Para este pólo especial, Jonathan criou uma peça única inteiramente bordada. Foram encomendados 12 exemplares a freiras Católicas de um convento em Lyon (França). Cada pólo demora 400 horas a produzir. Para completar a escala artesanal da peça, Jonathan criou uma embalagem de cerâmica em forma de crocodilo. Esta embalagem foi criada em latão e entregue aos arquivos da marca.

“Adoro a forma como a LACOSTE combina contemporaneidade com o seu lado nostálgico. Neste projecto quis evocar a atmosfera e o espírito dos Country Clubs americanos em 1960”, afirma Jonathan Adler.

A Edição Especial e a Edição Limitada estarão disponíveis nas lojas Lacoste a partir do final de Novembro, com os seguintes preços de venda ao público recomendados: Edição Especial 125€ e Edição Limitada 220€. 

Tags from the story
,

Deixa-nos o teu comentário: