Lara Jacinto é a vencedora do Novo Talento FNAC Fotografia 2011

O trabalho Arrefeceu a cor dos teus cabelos, da autoria de Lara Jacinto, distinguiu-se de entre os 265 portefólios entregues a concurso e obteve o primeiro lugar. Ana Maria Russo recebeu a menção honrosa com o trabalho 4/365.

A FNAC, pioneira em ações de promoção e de apoio à criação artística e aos novos talentos, legitima o seu posicionamento de promotor cultural, apresentando os vencedores da 9ª edição do Novo Talento FNAC Fotografia. Este ano, o júri foi constituído por António Júlio Duarte (fotógrafo); António Pedro Ferreira (fotógrafo do Expresso); Mário Teixeira da Silva (Diretor do Módulo – Centro Difusor de Arte) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público e autor do blogue Arte Photographica).

A convocatória da edição de 2011 decorreu de Junho a Setembro. Em Janeiro de 2012, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição da vencedora do Novo Talento FNAC Fotografia 2011. Durante cerca de 12 meses, as exposições da vencedora e da menção honrosa irão circular pelos diversos espaços FNAC, dedicados à exposição de trabalhos fotográficos, nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Leiria, Braga, Guimarães, Viseu e Madeira.

Arrefeceu a cor dos teus cabelos reflecte a passagem do tempo na forma como vemos os outros e cada um se vê a si próprio. Duas pessoas procuram vestígios do que foram, ao mesmo tempo que tomam consciência de que tudo se altera à passagem do tempo; conseguem, no entanto, apaziguar o confronto dessas memórias com a realidade que agora encontram. Um olhar inicial parece evidenciar que tudo mudou, rejeitar a correspondência entre o passado e presente, servindo de ponto de partida a uma viagem à estranheza e distância, mas também à aceitação da mudança como nova constante.” Lara Jacinto

Todas as imagens do seu projecto podem ser vistas aqui.

Tens algo a dizer?