Reinterpretação fotográfica dos Painéis de São Vicente de Fora no BES Arte & Finança

O BES Arte & Finança inaugura dia 26 de Janeiro, quinta-feira, às 19h, a exposição *13 Políptico, uma reinterpretação em versão fotográfica dos Painéis de São Vicente de Fora e reportados à sociedade portuguesa actual.

O BES Arte & Finança inaugura dia 26 de Janeiro, quinta-feira, às 19h, a exposição *13 Políptico, uma reinterpretação em versão fotográfica dos Painéis de São Vicente de Fora e reportados à sociedade portuguesa actual. Comissariada por Nuno Aníbal Figueiredo e D. André de Quiroga, esta mostra conta com o apoio da galeria Juana de Aizpuru e com o Alto Patrocínio da Assembleia da República.

Composta por trabalhos de José Luís Neto, José Maçãs de Carvalho, Pedro Cabral Santo, Carmela García, Cristina Lucas e Pierre Gonnord, a reinterpretação fotográfica incide em algumas das ideias que a História teceu sobre os Painéis de São Vicente de Fora, uma das maiores obras-primas da pintura portuguesa do século XV.

Estão presentes questões como o problema da autoria individual ou colectiva da obra; da sua unidade ou não enquanto políptico; da constatação de uma exuberante presença de elementos simbólicos ou de se tratar de uma mera “charada” visual; da dicotomia associada à figura central enquanto sacra, o Santo Padroeiro de Lisboa, ou laica como a representação da Nação; ou por fim, o desafio da identificação dos representados à época, desde os mais altos dignitários da nação até às classes mais humildes.

O conjunto de trabalhos da exposição *13 Políptico tem igualmente o propósito de retractar a actual sociedade portuguesa, conservando a ambiguidade das premissas da pintura evocada.

Daí que se privilegie o carácter simultaneamente singular e colectivo da autoria dos vários trabalhos apresentados nesta exposição; a individualidade de cada retrato e a sua forçada aspiração a uma unidade de conjunto; a natural profusão de referências simbólicas em cada peça e o seu consequente enigmatismo; o assumir de uma obra-pastiche ou das múltiplas e legítimas reinterpretações possíveis de uma obra.

A exposição exposição *13 Políptico é gratuita e integra o cartaz cultural do BES Arte & Finança com a sinalética do * (asterisco), que se traduz na presença de algumas obras externas ao espólio do BES.

Também poderás gostar



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.