Peritos internacionais da criatividade em Lisboa

Debates em torno da sustentabilidade, da criatividade e da necessidade de empreender em tempos de crise marcam a edição deste ano

A 6ª Semana Internacional do IADE – Creative University está prestes a arrancar. O evento decorre de 6 a 9 de Maio, em Lisboa, e conta com a presença de duas dezenas de especialistas internacionais que analisam o tema “Things to remember: material culture, market, memory and the future in times of crisis”. Considerado um sucesso na Europa, uma vez que promove o intercâmbio de experiências, o evento promovido pela instituição pioneira no ensino do Design em Portugal analisa temas fundamentais das áreas criativas.

Durante quatro dias, os oradores convidados explicam de que forma sustentabilidade, criatividade e inovação estão directamente relacionadas com os domínios do Design, do Marketing, da Publicidade, da Fotografia e da Cultura Visual e revelam a necessidade de se empreender em tempos de crise. Entre os nomes que compõem o painel, destaque para a intervenção do polaco Konrad Prandecki, que explica por que razão a Economia pode ser considerada um mundo sustentável, ou do holandês Maarten Van Bussel, que afirma que a criatividade não é um processo natural.

Já o espanhol Luis López Fuentes e a italiana Luciana Fina debatem o tema da propriedade intelectual e dos direitos de autor e das correspondências existentes entre o cinema e a fotografia, respectivamente. A Semana Internacional do IADE representa, ainda, uma excelente oportunidade para a comunidade académica da instituição ter acesso à visão de especialistas que leccionam em instituições parceiras do IADE no Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – Erasmus.

Programa disponível, aqui.

Deixa-nos o teu comentário: