Bloom: Estelita Mendonça

A colecção Outono-Inverno 2012 de Estelita Mendonça fala-nos das constantes transformações socioeconómicas que impõem a necessidade de viajar, mas, simultaneamente favorecem e incentivam a novos olhares sobre o mundo. Todo o conceito desta colecção centra-se na imagem do cidadão do mundo que, sem qualquer preconceito, absorve as tradições e os costumes dos lugares por onde passa, construindo as suas vidas como um “melting pot” de experiencias únicas.

Sem recorrer ao vestuário típico de diferentes lugares, Estelita tentou traduzir a inclusão harmoniosa de outras culturas numa vivência confortável e tão natural quanto estética, que acontece nas vidas destas pessoas, através da aglutinação por feltragem e/ou costura de diferentes peças numa só. Então, aquilo que é, à partida, uma peça de base clássica corresponde, num processo criativo, a uma mutação, juntando-se a outras e transformando-se noutra peça, previamente concebida. Desta forma recorre-se a materiais 100% lã, fazendas tradicionais e reciclagem de algumas peças, cuja interacção de materiais completamente diferentes se reúnem numa silhueta muito própria.

Em síntese, a sua colecção descreve um homem contemporâneo, extremamente influenciado pelo seu habitat: o mundo, que traduz o conceito presente nesta colecção.

A sua colecção foi apresentada com acessórios da Mau e calçado da Catarina Martins (Always Shoes).

Tens algo a dizer?