2ª edição do prémio SIM

O SIM pela Criatividade em Portugal volta para uma nova edição em 2012. Com o objectivo de promover e premiar a criatividade nacional, o projecto lançado pela Samsung em 2011 prepara-se, agora, para arrancar com aquela que será a 2ª Edição do Prémio SIM, uma iniciativa que pretende distinguir projectos na área das Industrias Criativas, que tenham um caráter inovador, mas também relevante para a comunidade em que se inserem. Este ano, o Prémio SIM contará com o apoio da ANJE, da APCRI, da FNABA e da Caixa Geral de Depósitos, como parceiro institucional. O Prémio SIM’12 conta ainda com o apoio institucional da Caixa Geral de Depósitos que criou uma linha de financiamento, com condições especiais, para os projectos finalistas deste ano.

O SIM pela Criatividade em Portugal nasceu com o objectivo de impulsionar as indústrias criativas nacionais, um importante pilar para o desenvolvimento do nosso país. Um projecto que procura democratizar o acesso aos conteúdos criativos produzidos em Portugal, dando voz aqueles que têm iniciativa e procurando motivar outros para que a tenham” afirma Pedro Gândara, Corporate Marketing Manager da Samsung Electrónica Portuguesa. “Foi neste contexto que criámos o Prémio SIM – uma iniciativa, que se apresenta este ano na sua segunda edição, e que pretende dar a conhecer Portugueses empreendedores e os seus projectos. Na edição de 2011, a escolha foi dificil. A Casa Girassol foi o projecto que reuniu consenso da parte do júri, no entanto, foram avaliadas dezenas de candidaturas: projectos inovadores que acreditamos terem um elevado potencial de negócioPara este ano, queremos impulsionar ainda mais projectos criativos e para tal, reunimos as principais instituições de empreendedorismo nacionais, como o caso da ANJE, da APCRI, da FNABA e da Caixa Geral de Depósitos, que criou uma linha de apoio para o financiamento dos finalistas com o selo do Prémio SIM’12”, acrescenta Pedro Gândara.

Presidido por Joana Vasconcelos, o júri do Prémio SIM’12 é composto por diferentes personalidades ligadas às Indústrias Criativas, entre as quais João Salaviza, Beatriz Batarda, Manuel Pureza, António Câmara, Paulo Caetano (APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco e de Desenvolvimento), Pedro Bandeira e Dulcineia Neves (vencedores da Edição 2011), Filipe Montargil (Parque Tecnológico de Óbidos),Ricardo Luz (Federação Nacional de Associações de Business Angels), Hugo Silva(Caixa Geral de Depósitos), Francisco Maria Balsemão, em representação da ANJE ePedro Gândara (em representação da Samsung Electrónica Portuguesa).

Para concorrer ao Prémio SIM’12, os participantes deverão submeter as suas maquetes em www.premiosim.com, seguindo os passos indicados no site. O período de submissão dos projectos decorrerá entre 03 de abril e 31 de agosto e os mesmos devem estar integrados em uma, ou várias, áreas das Indústrias Criativas selecionadas: ArquiteturaArtes PerformativasArtes Visuais e DesignMarketing e PublicidadeCinema, Televisão e RádioModaMúsica; e Novas Tecnologias e Aplicações Digitais.

Todos os projectos submetidos serão avaliados com base nos critérios de Inovação, Potencial de Mercado, Impacto na Comunidade e Viabilidade Económica. No que respeita a este último ponto, a ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) – parceira no Prémio SIM desde 2011 – assume um papel fundamental.

À semelhança do ano anterior, no final de novembro o júri anunciará o grande vencedor e as 3 menções honrosas. O prémio para o projecto vencedor é de 25.000€ e o valor deverá integrar, na sua totalidade, o capital social da sociedade proponente, que terá que ter sede em território nacional.

Acede à página do Prémio SIM em www.premiosim.com

Tens algo a dizer?