Exposição “Remade in Portugal”

[wide][/wide]

O rowing machine reviews projecto “Remade in Portugal” volta ao Porto com mais uma exposição de design ecológico e de artes plásticas. Esta exposição, que decorre de 9 de Novembro a 2 de Dezembro, na Galeria Fundação EDP, no Porto, tem como tema “Remade in Casa”. O objectivo desta sexta edição pretende reflectir sobre o ambiente e a reutilização dos resíduos domésticos.

Criado em 2007, o projecto “Remade in Portugal”, deu já origem a mais de uma centena de peças de design ecológico desenvolvidas por criadores portugueses – arquitectos, designers, artistas plásticos e visuais -, metade da qual já foi comercializada.
A direcção artística está a cargo de Roberto Cremascoli e João Pinharanda, curador para as Artes Plásticas.

Na “Remade in Casa” serão apresentadas peças de design e artes plásticas da autoria, entre outros, de Alda Tomás, Francisco Providência, Galula Studio, Graça Correia e Roberto Ragazzi, João Mendes Ribeiro, José Carvalho Araújo, Lorena Pimenta, Paula Santos, Paulo Costa, Pedro Sottomayor, Rita Garizo, Rui Grazina, Alzira Peixoto e Carlos Mendonça (Simpleformsdesign), SOMA, Spal Studio, Gerardo Burmester, Joana Vasconcelos, Luís Palma, Nuno Cera, Patrícia Garrido, Paulo Catrica, Pedro Tudela e Pedro Valdez Cardoso.

O “Remade” tem este ano ainda uma novidade: uma nova Horta Solidária temporária, construída pelo Centro de Acolhimento Temporário da Cruz Vermelha de Braga, no exterior da Galeria da Fundação EDP, paredes meias com a Casa da Música.
Trata-se de uma representação do projecto “Hortas Solidárias”, lançado em 2011 pela Fundação EDP e ao qual se juntou a Fundação Calouste Gulbenkian. É um programa que torna possível que instituições de solidariedade social desenvolvam espaços de cultivo, contribuindo assim para a auto-sustentabilidade alimentar dos seus utentes, famílias e cidadãos locais. Estas hortas podem e devem funcionar também como ferramenta de educação ambiental e espaços de formação. O “Hortas Solidárias” beneficia já mais de 2500 pessoas e 20 instituições em todo o país.

Remade in Portugal
Galeria da Fundação EDP, Porto
9 a 21 de Novembro

Tags from the story
,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.