Com esta voz me visto – O Fado e a Moda

Inaugura, dia 22 de Novembro, a exposição “Com esta voz me visto – O Fado e a Moda” no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa.

A imagem da fadista envergando o seu tradicional xaile negro encontra-se cada vez mais longe da realidade actual do fado. Esta exposição centra-se no universo musical e literário do Fado, olhando-o pela perspectiva da Moda e do importante contributo desta última para a criação da imagem das novas fadistas. O objectivo é destacar a diversidade de estilos das diferentes fadistas e cantoras de fado, colocando em evidência as peças e os criadores que vestem, de modo a salientar a imagem de modernidade ou de tradição renovada que evocam e personificam.

A exposição resulta de uma co-produção com o Museu do Fado e decorre em simultâneo nos dois museus, criando um novo circuito em Lisboa. Um dos focos está centrado na actualidade, recriando coordenados usados por de cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro, Mísia; outro, procurará mostrar a evolução histórica evocando alguns vultos históricos, como o de Amália Rodrigues.

A exposição pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica, com iconografia variada, indumentária das várias fadistas e registos audiovisuais. Estará patente até 31 de Março de 2013.

Fotografia: Miguel Rodrigues Voiture Maximum

Tens algo a dizer?