ModaLisboa Trust | Resumo do 1º dia

Assim foi o primeiro dia da 40ª edição da ModaLisboa.
ModaLXDia1dt
Foto: Luís Afonso

[wide][/wide]

Valentim Quaresma abriu o primeiro dia da 40ª edição da ModaLisboa nos Paços do Concelho com “Daydream”, uma colecção que procura encontrar um ponto de ligação entre dois polos: industrialização e criatividade.  Peças de couro, misturado com alguns ready-made como baterias de relógios surgem como afirmação irónica da necessidade de uma carga energética numa época de grande pressão.

Seguiu-se o desfile da polaca Monika Ptaszek, a guest designer no âmbito do protocolo de intercâmbio com a FashionPhilosophy – Fashion Week Poland. Ptaszek dedica-se inteiramente às colecções masculinas por achar que os homens têm uma maior abertura e flexibilidade em relação à Moda. A sua colecção “Warship” inspira-se no silêncio perturbador dos mares nórdicos e apresenta cerca de 20 coordenados onde se encontram marinheiros prontos a partir numa viajem perigosa com os sobreviventes de outra, aterrorizante. O resultado são casacos e fatos de corte exemplar, misturados com algumas peças gastas e rasgadas, evocando tragédia.

Ainda nos Paços do Concelho, Ricardo Dourado apresentou as suas propostas para o Outono/Inverno 13/14, inspiradas pelo ambiente da cidade sul-africana de Soweto. Uma colecção urbana mas, ao mesmo tempo, étnica, com patchworks de pêlos e tecidos originais africanos termocolados com neoprenes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.