Artistas Portugueses em Discurso Directo, o novo livro de Miguel Matos

Durante quase sete anos, o jornalista Miguel Matos entrevistou e conversou com algumas das das figuras mais importantes da arte contemporânea portuguesa. Estas conversas, de carácter intimista e pessoal, foram publicadas ao longo dos anos em várias revistas. Agora, 33 dessas entrevistas estão reunidas num único livro intitulado Artistas Portugueses em Discurso Directo.

Jornalista cultural há quase 20 anos, fundador da revista Umbigo e editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa, Miguel Matos conta com prefácio escrito por Eduardo Nery, escrito poucos dias antes de falecer. “Miguel Matos é um dos raríssimos ‘resistentes’ na crítica escrita sobre as artes visuais. E fá-lo com argúcia, sensibilidade, e com uma boa capacidade de comunicação escrita. E ainda com a honestidade de quem procura entender a arte em diálogo com os artistas, o que me parece fundamental, ao entrevistar alguns deles, ou seja, mais uma faceta rara”, elogia o pintor português.

Artistas Portugueses em Discurso Directo é um livro que contribui para diminuir o fosso existente entre o público e a produção artística contemporânea, ao mesmo tempo que confere, ao leitor, um quadro global do meio artístico nacional e das suas tendências.

Para os curiosos e interessados em ter a oportunidade de saber mais sobre o livro e fazer questões ao autor, a sessão de lançamento irá decorrer no dia 5 de Junho, às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

Tags from the story