Absolut Elyx, uma vodka com estilo e coração

Destilada manualmente numa coluna de alambique de cobre de 1929, a Absolut Elyx está pronta para conquistar o Verão 2014. Romeu Bastos explicou à Janela Urbana porquê.

absolut-elyx-logo

Janela Urbana foi conversar com Romeu Bastos, embaixador da Absolut Elyx e autor do blog de Cozinha Blog do Romeu.

Descobrimos, assim, o que torna especial a recém nascida vodka da casa sueca: o design Absolut da sua garrafa, claro, mas também um ingrediente segredo, que faz toda a diferença.

imagem-romeu
Romeu Bastos, embaixador da marca e autor do blog de Cozinha Blog do Romeu. Foto: Ricardo Paulino.

A Absolut, pela estética inovadora e conceituada das suas garrafas, tornou-se numa das marcas mais icónicas do nosso tempo. Hoje, com a Absolut Elyx, experimenta um novo design. O que tem em comum, e o que tem de diferente, esta nova garrafa em relação à clássica garrafa Absolut?

Absolut Vodka tem uma das garrafas  mais reconhecidas em todo o  mundo.

Facilmente se reconhece a sua forma particular e o seu desejado conteúdo. Para Absolut Elyx a ideia foi diferenciar, ou seja, sendo Absolut Elyx um vodka super premium, isso exigia uma diferenciação a nível estético que acompanhasse a diferenciação a nível no produto. O elemento comum é a forma do logótipo, com o “Country of Sweden” comum a todas as referências de Absolut.

Quem bebe Absolut Vodka reconhece o fio condutor que liga um vodka a outro, mas reconhece sobretudo a diferente qualidade das vodkas.

Qual é a fonte de inspiração para a estética da nova Absolut Elyx?

A ideia da concepção da nova garrafa está intimamente ligada ao processo de produção da mesma. Se analisarmos a nova imagem, está repleta de elementos em cobre que, por sua vez, é o factor chave na produção. Absolut Elyx é destilada manualmente numa coluna de alambique de cobre  que existe desde 1929.

Na Absolut Art Collection, a Absolut conseguiu juntar os valores da marca ao trabalho de artistas e designers mundialmente reconhecidos, como Andy Wharol, Keith Haring, Ettore Sottsass, Jean-Paul Gaultier, entre outros. Quão importante é a Arte no mundo Absolut, e porquê?

Absolut Vodka foi a primeira marca espirituosa a forjar laços genuinamente estreitos com a Arte e os artistas. Andy Warhol foi o primeiro a ser convidado para criar o primeiro de uma série de anúncios icónicos inspirados na garrafa Absolut. Desde então, a Absolut Vodka tem colaborado com mais de 500 artistas em mais de 800 projectos encomendados. Hoje, a Absolut apoia artistas famosos, escritores e instituições de arte, apresentando os seus novos trabalhos, estimulando ideias, unindo pessoas e ampliando o acesso à criatividade. Através dos seus diversos patrocínios nacionais e internacionais incentiva a abertura e experimentação em todas as áreas visuais e em todo o espectro completo de prática artística contemporânea.

No teu “Blog do Romeu”, dedicado à arte da Cozinha, afirmas que “não se cozinha bem sem o coração”. Quanto “coração” encontras numa bebida como a Absolut Elyx, feita ainda segundo os métodos tradicionais? 

Acredito que devemos por o coração em tudo o que fazemos. É a melhor forma de tirar prazer associado à responsabilidade que temos, quando trabalhamos uma marca como Absolut Vodka. Em relação a Absolut Elyx, de facto posso garantir que é feito com “coração”, sendo uma vodka produzido quase manualmente, tem com toda a certeza o coração de todas as pessoas envolvidas na sua produção, esse, além de todos os particulares processos de produção, é seguramente o mais íntimo e pessoal dos segredos.

AEX_1_5L_white_jpg;low

O cocktail do Verão é com a Absolut Elyx. Tens uma receita especial para a Janela Urbana?

Tenho várias sugestões com Absolut Elyx, mas penso que vou sugerir os meus favoritos: Absolut Elyx Tónico, com pétalas de anis, e Absolut Elyx Sour:

Absolut Elyx Tónico

Num largo cheio de gelo, adicionar 5 cl. de Absolut Elyx, duas pétalas de anis e dois zest de limão torcidos. Acrescentar água tónica, cuidadosamente até ao topo.

Absolut Elyx Sour

Num copo de shaker colocar 4 cl. de Absolut Elyx, 3 cl. de sumo de limão natural, 2 cl. de xarope de açúcar e 3 cl. de clara de ovo. Encher o restante espaço com gelo e agitar durante 10 segundos. Verter o liquido para um copo old fashion cheio de gelo. Finalmente, torce-se um zest de limão para eliminar qualquer odor deixado pela clara e perfumar o cocktail.