Demna Gvasalia X Balenciaga

Fotografia: Natalie Weiss
Demna Gvasalia será o novo director criativo da Balenciaga.
Fotografia: © Natalie Weiss

A semana de moda de Paris chegou ontem ao fim e, o que parecia ser um descanso de uns quantos dias – porque, por cá, estamos todos a preparar a ModaLisboa e o Portugal Fashion –, eis que é anunciado o novo director criativo da Balenciaga. Alexander Wang, director criativo da marca desde 2012, realizou o seu último desfile para maison esta semana e todos estávamos a pensar o mesmo, – mesmo que não quiséssemos, as redes sociais que todos seguimos, não deixariam esquecer – quem seria o próximo designer a tomar o leme da marca.

Ora, a resposta foi breve e foi anunciado ontem de manhã que Demna Gvasalia será o novo director criativo da Balenciaga e terá a seu cargo tanto as colecções como a imagem da maison. A primeira colecção do criador será desvendada em Março, durante as apresentações de Outono/Inverno da Paris Fashion Week.

Agora, vamos por partes.

Quem é ele?

Demna Gvasalia tem 34 anos, é alemão com raízes georgianas e estudou na Royal Academy of Fine Arts na Antuérpia – de onde saíram o colectivo Antwerp Six e Martin Margiela -, apresentou a sua primeira colecção na Tokyo Fashion Week em 2007, foi designer de womenswear da Maison Martin Magiela entre 2009 e 2012, no mesmo ano e até 2014 passou a ser head designer de womenswear na Louis Vuitton. No ano passado lançou, em parceria com o seu irmão Guram e alguns amigos, a Vetements. A marca foi uma das finalistas do LVMH Prize 2015.

O que é a Vetements?

Vetements é um colectivo de designers, encabeçado por Demna Gvasalia. A marca apresenta as suas colecções em Paris desde 2014. Uma das coisas mais peculiares é que tira inspiração literal do que as pessoas utilizam na rua – peças como biker jackets, jeans e sweats – mas trabalha-a de formas tão diferentes que fazem com que essas peças, mais tradicionais, tenham um aspecto mais recente e actual. A marca baseia-se também na ideia das culturas urbanas, a internet, o dia-a-dia das ruas, atingindo um look moderno sem temas sazonais.

Demna será o único membro da Vetements que passará para a Balenciaga, porém continuará no leme criativo da marca.