Who What Next: Patrick de Pádua

Patrick de Pádua foi o vencedor da última edição do Sangue Novo, o prémio consistia na apresentação da sua colecção no festival FashionClash, em Maastricht, onde conquistou o Kaltblut Award. Falámos com ele sobre a sua próxima colecção.

Who: Patrick de Pádua
Where: Lisboa
What: Designer de Moda

Patrick de Pádua foi o vencedor da última edição do Sangue Novo, o prémio consistia na apresentação da sua colecção no festival FashionClash, em Maastricht, onde conquistou o Kaltblut Award. Falámos com ele sobre a sua próxima colecção.

O que te fez concorrer ao concurso Sangue Novo?

É o seguimento do trabalho que tenho estado a desenvolver desde que terminei a formação, dita académica, visto que acredito que trabalhar em moda é estar em constante formação e reciclagem de conhecimentos. Cada edição da ModaLisboa, especialmente nesta plataforma que apoia criadores emergentes, é um marco temporal que serve como guia: são lançadas tendências, temas, tudo está em sintonia com o ritmo da indústria, etc. . Para não falar que é sempre um enorme desafio e é sempre bom ganhar uma dinâmica diferente de ano para ano!

Em que ano entraste na plataforma?

Na edição de Março de 2014.

Quais são as tuas inspirações de Design?

Essa é uma pergunta pertinente: um artista inspira-se sempre através dos sentidos… Directa ou indiretamente! Eu não sou diferente! Gosto do que vejo, do que sinto, do que escuto. E é a partir daí, da minha interpretação do que me rodeia, que começo o processo criativo. Não é assim tão linear, mas em traços curtos é assim que funciona.

O que pretendes transmitir com as tuas criações?

As minhas criações são as minhas interpretações do que me rodeia, do trabalho e do caminho que já foi feito em moda, reformulações de algo conceptual. Sou eu, Patrick. Normalmente tudo o que crio é-me favorável à vista e ao Ego: todas as peças que criei são peças que eu conseguiria vestir no dia-a-dia como forma de expressão pessoal!

Como foi ver o teu trabalho chegar a tantas pessoas através do Sangue Novo?

O Sangue Novo, inserido no calendário da ModaLisboa, é a plataforma que nos permite ter acesso às ferramentas e à dinâmica e exigência da indústria. Para nós é um desafio apresentar-nos, fazer acontecer e fazê-lo o melhor que sabemos! Ver o nosso trabalho acessível a tanta gente é a melhor forma de agradecimento possível! É um prémio!

Podes desvendar um pouco do tema/conceito da tua próxima colecção?

Não devia! Porquê desta vez decidi fazer surpresa a muita gente mesmo a amigos próximos!
Silêncio‘ nasce de um ponto de partida onde a reflexão é a génese, inspirado na música do STK – Sam the Kid – e do SØS Silva O Sentinela – “O vale do Silêncio”. É um conjunto, segundo a minha visão, de elementos de streetwear e sportwear com influências nos equipamentos de baseball dos anos 90. Tentei criar um conjunto visual que transmita uma sensação de leveza, liberdade e conforto.

Onde podemos comprar as tuas criações?

Estou de momento a tratar disso! Há um projecto novo, ainda estamos en estruturação, para começar um espaço físico para a marca. De momento tem que ser em contacto directo comigo através do facebook ou através da minha equipa. Mas há novidades para breve!

SANGUE NOVO
MODALISBOA “THE TIMERS”
6ª feira – 9 de Outubro
18H00, Páteo da Galé