WWW: Fábrica Lisboa

A Fábrica Lisboa é um espaço que não é só uma pastelaria, ou uma padaria, mas sim muitas coisas mais. Descobre o que é isto, onde fica e as boas razões para lá ir urgentemente!

Fábrica Lisboa

 

What? A Fábrica Lisboa é um espaço que não é só uma pastelaria, ou uma padaria, mas sim muitas coisas mais. Este projecto ganha finalmente vida, depois de muitas horas de trabalho e suor dos proprietários, João, o gestor e Francisco, o padeiro. A especialidade desta fábrica centra-se na arte do le croissant. A cozinha aberta para o espaço, com produção diária e a sair várias vezes ao dia quentinhos, ao som de um sino que ecoa pela rua a chamar as pessoas que passam. É um espaço que faz sentirmo-nos em casa… ao sabor de um croissant francês, quente, simples ou com manteiga.

João e Francisco
Os proprietários: João Múrias e Francisco Moreno

Where? Em plena baixa de Lisboa, no nº 121 da Rua da Madalena, à distância de uma pequena caminhada ou de uma pequeno shortcut pelo relativamente recente elevador público de acesso mais fácil ao castelo de São Jorge.

Why? Porque vende provavelmente os melhores croissants franceses em Lisboa, talvez até em Portugal, num espaço que parece que estamos a entrar numa máquina do tempo que nos leva às décadas de 70 ou 80. A parede coberta com uma estante gigante cheia de objectos que respiram o passado nostálgico que tão facilmente se transforma em contemporâneo. É frequente ouvir na mesa ao lado “a minha avó tinha uma caixa daquelas em casa”, ou “a mercearia ao lado da minha casa pesava a fruta naquela balança”. Último porquê, mas não menos importante, é obrigatório provar o bolo de chocolate e o cheesecake, de preferência ao sabor de um café tirado na primeira máquina profissional da Delta fabricada nos anos 50.

Site / Instagram