Who What Next: Carla Pontes

Carla Pontes vai fazer o seu desfile na plataforma Bloom. Perguntámos à designer como tem sido o seu percurso, as suas inspirações e pedimos para levantar a ponta do véu da sua nova colecção.
Fotografia: © Sofia Santos

Who: Carla Pontes
Where: Porto
What: Designer de Moda

Carla Pontes vai fazer o seu desfile na plataforma Bloom. Perguntámos à designer como tem sido o seu percurso, as suas inspirações e pedimos para levantar a ponta do véu da sua nova colecção.

Porque decidiste participar no Bloom e em que ano entraste na plataforma?

A minha entrada no BLOOM surge após o concurso de design do Portugal Fashion no ano de 2012. Ter sido uma das vencedoras trouxe a oportunidade de começar a apresentar colecções em nome individual.

Quais são as tuas inspirações de Design?

O facto de me ter formado em design de equipamento antes de me formar em design de moda, sempre se revelou um factor muito influente nos meus projectos de moda. Penso que é notória esta influência de base de design tridimensional, versátil e funcional. Projeto as peças de roupa seguindo o mesmo desenvolvimento processual do design de equipamento e por isso muitas vezes gosto mais de as tratar por objectos de moda.

O que pretendes transmitir com as tuas criações?

A grande parte das minhas temáticas segue influências ligadas à natureza. Para mim é algo muito natural porque são elementos de uma beleza extrema. A simplicidade, a pureza, o minimalismo, são tudo elementos que estão presentes na natureza e que me conquistam, por isso deixo-me envolver por estas ambiências e procuro transmitir a sua beleza em cada coleções.

Como foi ver o teu trabalho chegar a tantas pessoas através do Bloom?

O Portugal Fashion e o BLOOM são sem dúvida os grandes responsáveis pela divulgação do meu trabalho. É enorme a gratidão e considero fabuloso este apoio no início de qualquer carreira.

Podes desvendar um pouco do tema/conceito da tua próxima coleção?

Para o Verão 2016, vou apresentar ‘ALGA‘, uma coleção delicada inspirada pela leveza das algas de correntes de rio. A leve dança destes elementos nas margens, foi o mote para o desenvolvimento de uma coleção muito fresca e versátil. São peças que fugiram da alfaiataria para se desconstruir e misturar com uma linguagem mais contemporânea onde assumem detalhes refinados conjugados com cortes em fio e/ou redes desportivas.

Onde podemos comprar as tuas criações?

Para além da nossa loja online, as coleções estão em Paris na L’Habibliothèque e espalhadas um pouco por todo o nosso pais, em concept stores como a Scar-id, Marshmallow, THE , Tua ptstore, The Feeting Room ou a loja Portugal Fashion . BLOOM concept store no Península.

BLOOM
PORTUGAL FASHION “CELEBRATION” 
Quarta-feira – 21 de Outubro
21H30, Museu Nacional da História Natural e da Ciência