A Collection of Us

Através de uma colecção muito própria e pessoal a United Colors of Benetton lança novas peças com um conceito original e que realça os valores da marca.

Através de uma colecção muito própria e pessoal, a United Colors of Benetton lança novas peças com um conceito original e que realça os valores da marca. 

A Benetton decidiu dar-se a conhecer ao seu público da forma que melhor sabe fazer – as malhas de qualidade, centrando-se nas técnicas de fabrico de malhas; e na cor e na inovação, elementos que a tornaram numa das marcas mais famosas do mundo. A Collection Of Us reinvoca de forma ideal este fio condutor.

Quem não conhece a história da marca ficará agradavelmente surpreendido ao percorrer as cinco décadas de história da marca através da Archive Capsule (agora nas loja); os apreciadores dos fios finos não conseguirão resistir ao charme delicado a da Nutcracker Capsule. Para aqueles que vivem a energia de forma realmente benettoniana temos Carnival Capsule e para aqueles que os adeptos da prática de desporto eis a novíssima Sports Capsule. Todas estas novas peças de vestuário doram pensadas à grande e à italiana, com atenção aos pormenores e técnicas de tecelagem de vanguarda. A Collection Of Us estará disponível em lojas seleccionadas a nível mundial da Benetton de 22 de Outubro de 2015 até Abril de 2016. 

ARCHIVE CAPSULE COLLECTION: UCB IDENTITY

Archive é como uma cápsula do tempo lançada no futuro. Percorrendo a história da marca, nascida em 1965, a Benetton criou modelos de malhas inspirados por cinco momentos-chave da sua criatividade. A cada um destes cinco temas foi dedicada uma linha em caxemira e uma em merinos.

60’s

A primeira é uma homenagem ao genial arquitecto Tobia Scarpa, o primeiro a projectar a sede da empresa e as suas lojas. Linhas geométricas, toque modernista, fundo em azul-escuro e inserções minimalistas voltam a ganhar vida num pullover de senhora 100% caxemira, revisitado em fitting slim, com costas e punhos contrastantes e inserção central. A linha em merinos, quer para homem quer para senhora, também assume esta disposição geométrica e apresenta-se com pullovers e longdresses que misturam riscas e rectângulos, num jogo arquitectónico perfeito. Os tons variam do amarelo ao laranja, do azul-pó celeste ao azul-marinho, os “fundos” são em azul, cian ou preto.

70’s

O segundo tema é dedicado aos anos 70 e ao uso nas técnicas têxteis da Benetton do conceito de inserções “criativas”. Um trompe l’oeil irónico entra em cena – estamos em 1972 – e decora com uma gravata vermelha as mais ingénuas das camisolas de malha brancas. Diversão, capacidade técnica e espírito dos tempos, a remeter para esse período em que as mulheres cada vez usavam menos “saias”, o início de uma verdadeira revolução social onde a gravata se assume como um claro símbolo “masculino”. Este espírito é reinterpretado agora com um pulôver de mangas curtas de senhora, em pura caxemira, com inserção de gravata vermelha às bolinhas e um rebordo a contrastar. O desenvolvimento em lã de merino, para senhoras e crianças, apresenta malhas de manga curta em turquesa ou rosa, amplas golas-altas, com o tema de laço ampliado.

80’s

As experiências com as silhuetas são fundamentais no terceiro tema e com os gráficos nas malhas, tópico muito importante para a Benetton que sempre foi um líder neste campo. Já em 1985 produzia, com efeito, camisolas “asas de morcego” com mangas sem costuras e elaborados jogos gráficos de losangos cortados por metade e inserções coloridas sobre um fundo preto. Um modelo icónico que hoje foi reformulado numa versão para senhora 100% em caxemira que lembra a forma e os tons (vermelho, amarelo, branco e ocre sobre um fundo azul) do original com o acrescento de mais uma inserção nas costas. Na linha de merino, o tema do triângulo “explode” de modo irregular em malhas de senhora de fitting regular sobre um fundo vermelho ou preto.

90’s

Quarto tema: o leitmotiv dos anos 90, além do padrão escocês do grunge, foram as riscas. Hoje a Benetton reformula estas multirriscas à Kurt Cobain, num pullover de homem em pura caxemira, propondo tons vivos de estilo vintage e justo tipo slim. Em merino, a linha quer para senhora, quer para rapazes e raparigas é composta por: cardigans multirriscas e camisolas com gola redonda ou decote em barco, em paletas mais ténues (rosa, azul, amarelo, verde). As decorações chevron embelezam a manufatura.

00’s

Os 2000 são celebrados com uma camisola de malha de losangos matizados, numa verdadeira explosão de cores e técnicas de decoração sofisticadas. Hoje, esse pulôver é a base para a concepção de uma linha de camisolas de malha de senhora em caxemira de decote amplo, com os punhos altos e uma fantasia de mega losangos na paleta caleidoscópica de ciclamino, vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A linha de merino, para senhora, é uma camisola tipo jumper com capuz com mini-detalhes geométricos e decote em V.

 

BENETTON---CHIADO-2015----22

No 4º andar da megastore da Benetton no Chiado, em Lisboa, podem ver uma exposição com a história das campanhas desde os anos 60 até hoje. Após esta exposição terminar, iremos re-publicar esta exposição na Janela Urbana.