Who What Next: Ibeyi

Ibeyi é o nome do dueto franco-cubano composto por Lisa-Kaindé e Naomi Díaz e acabam de lançar o seu primeiro álbum "Ibeyi".

Fotografia: ©Wunmi Onibudo

Ibeyi (pronuncia-se ee-bey-ee) é o nome do dueto franco-cubano composto por Lisa-Kaindé e Naomi Díaz. Esta banda destaca-se por cantar em inglês e iorubá (esta, cantada por Lisa), a língua nigeriana que chegou a Cuba com a importação de escravos. Dizem-se gémeas. Genéticas ou não, trazem no sangue e na alma o espírito e a perícia de Miguel “Anga” Díaz, um famoso percursionista e membro do Buena Vista Social Club e de Maya Dagnino, uma artista e música franco-venezuelana.

Após a morte do pai, estas começaram a aprender a língua, que actualmente está extinta em Cuba e é somente falada pelos padres de Santeria. Esta língua faz parte da cultura cubana e esta é a forma de continuar algo quase perdido.

O duo ganhou fama quando cantou ao vivo o tema Mama Says, ganhando a atenção da XL Records.

Lançam em 2015 o seu primeiro álbum, auto-intitulado Ibeyi, com 13 temas originais, dedicado ao seu pai. Para além de Mama Says, destacamos River, cujo vídeoclip, prima pela simplicidade, em que ambas estão entre a submersão e a emersão, cantando alternadamente entre elas. O director do vídeo pretendeu fazer algo que fosse diferente da típica artista feminina em que aparece normalmente sempre bonita. Quis antes desenhar algo fosse algo retorcido, visceral, profundo e com coração. Já o tema Yanirai imortaliza a memória da irmã mais velha, que faleceu em 2013.

É uma banda cheia de fundos históricos, culturais e emocionais. Estamos em repeat com o álbum delas e queremos mais! São certamente: Who What Next!

O álbum já se encontra à venda no iTunes e pode ser ouvido no Spotify.
Mais informações sobre elas em www.ibeyi.fr

WHO WHAT NEXT