POSTER

Xabregas, em Lisboa, acolhe de 16 a 19 de Junho a primeira edição da mostra pública POSTER.

Xabregas, em Lisboa, acolhe de 16 a 19 de Junho a primeira edição da mostra pública POSTER.

Esta mostra de arte pública de arte e palavra tem como ambiente nativo a rua. Palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media assumem o formato poster como meio. É uma galeria de arte pública a céu aberto.

Artistas, designers, fotógrafos, escritores e arquitectos portugueses e internacionais juntam-se para conceber 20 posters, impressos e colados nas paredes daquela que se impõe como uma das novas zonas criativas de Lisboa.

A primeira edição do POSTER tem já alguns nomes de peso confirmados como os artistas Wasted Rita, Craig Atkinson, David Rosado, João Pedro Vale / Nuno Alexandre Ferreira, Paulo Brighenti e Rui Toscano, aos quais se juntam os designers André Beato e Lizá Ramalho / Artur Rebelo (R2), os ateliers de arquitectura Artéria, Campos Costa Arquitectos e And-Ré, os escritores Afonso CruzJosé Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, o músico The Legendary Tigerman e o fotógrafo Eduardo Harrington Sena.

Existirá ainda uma open call a todos, para a concepção de mais 5 posters, que dará oportunidade ao público de se juntar também a esta explosão de criatividade. A programação completa-se ainda com uma exposição, uma talk, uma masterclass e uma exposição de mini-posters feitos por alunos de escolas da zona em conjunto com um dos artistas da mostra.

Esta edição é um projecto da autoria do Departamento® e surge como homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. Foi o primeiro meio em que a arte e a publicidade se uniram em simbiose. Usados para vender de tudo, de sabonetes a ideais. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica. Criaram guerras, criaram heróis, e criaram a possibilidade de qualquer um forrar as suas paredes com um pedaço da história, história da qual Xabregas fará agora parte.