SHO(R)T: Zé Manel

Zé Manel (fotografia: Andy Dyo)

O Zé Manel ficou conhecido por ser o vocalista dos Fingertips e actualmente, dá-se, artisticamente pelo nome Darko. Inadaptado e perfeccionista por natureza, talvez sejam essas as características que o levam a criar temas tão marcantes, nas músicas que canta. À parte da carreira musical que o define, quisemos conhece-lo um pouco melhor e mais descontraidamente.

Fotografia: Andy Dyo

Qual é a tua primeira memória?

A de ter 4 anos e ainda viver numa casa que reflectia a abundância financeira que os mais pais tinham na altura. Consigo recordar-me da minha festa de anos, rodeado de desconhecidos pomposos e de não sentir comunicação emocional com qualquer um deles. Do bolo que a minha avó me fez. De haver diferença e solidão. De não estar encaixado naquele cenário. De inadaptação. Foi uma sensação muito presente grande parte da minha vida.

O que é que querias ser quando tinhas 12 anos?

Com 12 anos já eu tinha participado em alguns concursos e já estava a gravar o primeiro disco dos Fingertips. Queria ser o que ainda quero. Um músico que chega às pessoas através dos sons que emite. Utópico, não?

Uma palavra que odeias, e uma que amas…

Top, por motivos óbvios. Amor, também.

Uma coisa que nunca vestirias…

Nunca digo nunca.

O que tens na tua mesa de cabeceira neste momento?

Uma caneca do Justin Bieber que me foi atribuída numa troca de prendas natalícias com Lambrusco, uma flor que me foi oferecida esta semana em água, a carta da conta da água e da luz para pagar, o meu perfume Terre da Hermés, uma garrafa de água e a minha carteira.

A coisa que mais te enche de orgulho…

Acordar todos os dias e ainda ser eu. Por difícil que seja sobreviver todos os dias, creio ser-me mais fácil sendo eu. Gosto de mim assim. Ainda assim.

Se a tua vida fosse uma cena de filme, ou uma música, qual seria?

Se fosse uma música talvez fosse Horses In My Dreams de PJ Harvey e se fosse uma cena de um filme talvez fosse a cena da Cameron Diaz com o Tom Cruise no carro no Vanilla Sky.

 

Tags from the story
, , , ,