Agatha Ruiz de la Prada, a exposição em Cascais

O ideário estilístico de Agatha Ruiz de la Prada estará em exposição na Casa de Santa Maria em Cascais.

De 9 de Julho a 9 de Outubro, alguns dos mais emblemáticos vestidos que marcam a carreira de  Agatha Ruiz de la Prada estão presentes na Casa Santa Maria. Cor, extravagância e muita criatividade marcam as peças de moda da artista pela primeira vez expostas em Portugal.

Entre os estilos marcantes que fizeram a história da moda do século XX, pouco ou nada se compara à moda dos anos 80. A década assinalada pela cultura pop e mudanças políticas e sociais marcantes, imperou por um inconformismo dinâmico em que as cores, as roupas extravagantes, muito justas ou totalmente soltas, passaram a moda. É neste período, rodeada pelo vocabulário da pop art, que Agatha Ruiz de la Prada, com apenas 20 anos, começa a desenvolver o seu ideário criativo, testando a liberdade de experimentação que mais tarde a veio a caracterizar como uma referência no mundo da moda.

O seu traço é reconhecível e destacado nos quatro cantos do mundo pela maneira como articula cores, compõe formas e mescla materiais numa pesquisa constante e multifacetada. A transgressão das fronteiras e limites da moda criando o seu próprio universo artístico fez de Agatha Ruiz de la Prada uma estilista reconhecida não só no mundo da moda e do design, mas também no mundo da arte. As suas roupas são peças únicas, obras de arte em si mesmas, criadas num estilo característico e inconfundível.

Cascais recebe agora, entre 9 de Julho e 9 de Outubro, na Casa Santa Maria, uma parte do seu espólio numa exposição que mostra alguns dos seus vestidos mais emblemáticos, oriundos de diferentes colecções e estações, que marcam a sua carreira. Através destes vestidos o público é convidado a mergulhar no universo particular da artista. Figuras, padrões, ícones e símbolos sempre conjugados com cores vivas, trazem a Cascais a arte optimista de uma das mais reconhecidas estilistas internacionais.

A exposição, que já passou por diferentes cidades da América Latina, teve de tal forma impacto que levou escritores como o Nobel Mário Vargas Llosa a escrever sobre o universo particular da artista por ocasião da exposição realizada em 2013 no Museu de Arte Contemporânea de Lima: “É um mundo jovem, alegre, livre, transgressor e imensamente criativo que, nascido em Espanha, tem conquistado prestígio em muitos pontos do globo. Agora chega ao Peru.”

A exposição pode ser visitada entre os dias 9 de Julho a 9 de Outubro na Casa Santa Maria em Cascais.