Less Than Objects de Pedro Matos

A exposição “Less Than Objects” pode ser visitada até dia 17 de Setembro na Galeria Presença, na Rua Miguel Bombarda, 570, no Porto.

À primeira vista, o corpo de trabalho que nos é apresentado em “Less Than Objects” parece, em tudo, explorar apenas o domínio da abstracção, mas o que PEDRO MATOS aqui nos demonstra é que esta abstracção contém, também ela, a representação de algo.

Tecendo uma hábil reflexão com base em elementos menosprezados presentes na realidade material, de origem quer humana quer natural, que nos rodeia, a exploração que o artista faz dos interstícios entre a representação e a abstracção expressa uma articulação intencional entre uma e outra que procura elevar esta última a um estatuto em tudo igual ao da primeira. Ao recriar e transpor elementos matéricos desvalorizados para um espaço de contemplação estética, o artista traduz a qualidade abstracta da textura do acaso, da imperfeição, da degradação e mutação, assim como das correlações existentes entre a acção humana e o efeito da natureza, em propostas que sugerem a sua sublimação e aceitação.

Trabalhando a depuração destes elementos fronteiros, desta ambiguidade formal e conceptual presente na realidade dos objectos que evidencia, Pedro Matos procura fazer-nos fixar o olhar naquilo que frequentemente, no seu contexto original, é ignorado, realçando a singular e efémera beleza que contém em si.

Less Than Objects é, desta forma, uma indagação sobre a natureza de elementos que não chegam a ser objectos completos, mas também sobre as questões intangíveis presentes nos mesmos, sobre a sua condição de veículos condutores de ideias ou agregadores de conteúdos, e, em suma, sobre a contemplação de uma significância poética que transcende a sua aparência física.

Less Than Objects
18 de Junho a 17 de Setembro
Galeria Presença
Rua Miguel Bombarda, 570, Porto