Casos do Beco das Sardinheiras em cena nos Recreios da Amadora

Casos do Beco das Sardinheiras é uma das obras mais populares de Mário de Carvalho, um conjunto de contos que têm como cenário comum um Beco que "…uns dizem que é Alfama, outros que já é Mouraria...".

Neste beco acontecem as coisas mais mirabolantes… desde o homem que num bocejo engole a lua, aos turistas que estando num bar do Cais do Sodré, sem saber como, vão parar ao marco do correio lá do beco.

A forma como estas personagens vão aceitado este estranho quotidiano e simultaneamente o alimentam, tendo sempre como fundo a Lisboa dos bairros populares, dos eléctricos, da coscuvilhice entre vizinhos, que ora são uma família, ora estão às avessas, dá à obra uma qualidade teatral insuperável.

Mário de Carvalho é um dos mais conceituados autores portugueses contemporâneos, esta não é a primeira vez que levamos à cena uma obra do autor mas é a primeira que nos atrevemos a pegar numa obra não dramática. As suas personagens em Casos do Beco das Sardinheiras são tão reais que acreditamos que nos podemos cruzar com elas ao virar de qualquer esquina, em Alfama ou até na Moraria, e parecem pedir-nos que lhes demos vida não só na imaginação do leitor mas também em carne e osso.

." />