Vik Muniz no Museu Coleção Berardo

Natural de São Paulo, no Brasil, Vicente José de Oliveira Muniz é um artista plástico brasileiro radicado em New York conhecido como Vik Muniz.
Fotografia: João Guimarães

Natural de São Paulo, no Brasil, Vicente José de Oliveira Muniz é um artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque conhecido como Vik Muniz.

Vik executa obras a partir dos mais diversos e invulgares materiais, como xarope de açúcar, terra, brinquedos de plástico ou, mais recentemente, grandes quantidades de lixo.  Estas são depois fotografadas, dando origem a um produto final vendável e móvel, uma vez que seria praticamente impossível deslocar as obras originais, muitas delas construídas num plano efémero, destinadas a desaparecer após registo.

A oeuvre do artista ganhou notoriedade internacional após as intervenções de cariz social efetuadas junto da comunidade de catadores de lixo de Jardim Gramacho, uma das maiores lixeiras a céu aberto do mundo, nos arredores do Rio de Janeiro. Intervenções essas que foram, de resto, alvo de um documentário – Lixo Extraordinário –  premiado nos festivais de Sundance e Berlim.

A mostra patente no Museu Coleção Berardo é a maior retrospetiva feita até à data, compõe-se de mais de uma centena de obras e pode ser visitada até 31 de Dezembro.

Deixa-nos o teu comentário: