Arraial Pride 2012

No dia 30 de junho, sábado, das 16h00 às 04h00, o Terreiro do Paço acolhe o maior e mais participado acontecimento LGBT de Portugal – a 16ª edição do Arraial Pride. Integrado no programa oficial das Festas de Lisboa e organizado pela Associação ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, desde 1997, o Arraial Pride é uma festa ao ar livre, de entrada livre e gratuita, aberta a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.

Inserido na vivência cultural da cidade e enraizando-se no espírito das festividades populares, o Arraial Pride é um encontro festivo onde a música, a dança e o convívio inclusivo celebram os mais amplos contornos da diversidade e da igualdade, numa atmosfera vibrante e amigável. Testemunhando o mútuo reconhecimento pela parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Lisboa, o Arraial Pride contará com a presença do seu Presidente, Dr. António Costa.

Assim, à semelhança do que acontece nas principais capitais europeias e mundiais, o Terreiro do Paço é o palco de um explosivo movimento de celebração da visibilidade LGBT e da integração dessa visibilidade numa Lisboa que sabe cada vez mais ter todas as cores do arco-íris.

Pela voz de Paulo Côrte-Real, da Direção da ILGA Portugal, sublinha-se a importância do Arraial Pride como “um grande momento de celebração do orgulho de sermos LGBT e de recusarmos a vergonha que o preconceito nos tenta impor; e é também um momento de celebração em conjunto das vitórias que já alcançámos na luta pela igualdade e contra a discriminação e da mobilização continuada por todas as vitórias que ainda havemos de alcançar.” É uma luta ainda em curso, já que, como diz, “muito mais há a fazer, seja no âmbito da parentalidade, no campo da proteção anti-discriminação e no campo da educação e formação de sectores-chave como a saúde, a justiça ou a segurança social. E continuaremos a trabalhar com energia e alegria para que a igualdade seja uma realidade.”

O recinto desta festividade é especialmente preparado e desenhado, de forma a definir o espaço público para os espetáculos e a acolher uma multiplicidade de áreas, atividades e serviços para todos os públicos:

PALCO PRINCIPAL (das 20h00 às 04h00):

Neste palco estão previstas as atuações de vários artistas nacionais, bem como a estreia em Portugal da artista convidada Nomi Ruiz, descrita pelo jornal The Guardian como «uma cantora/performer que ostenta a personalidade de um ícone pop e futurista» e que, juntamente com o seu grupo Jessica 6, tem seduzido e empolgado a nova geração LGBT. Um ano depois de Portugal dar o exemplo a nível europeu com a Lei da Identidade de Género, o Arraial Pride orgulha-se de ter pela primeira vez como cabeça de cartaz uma mulher transexual.

  • D.M.A. – Disco My Ass (João V. Boas e Vítor D’Andrade DJ Set) & Guests: 20h00 às 22h00
  • Nuno Galopim DJ Set: 22h00 às 00h00
  • Nomi Ruiz (Jessica 6) DJ Set & Live Vocals: 00h00 às 02h00
  • Conga Club DJ Set: 02h00 às 04h00

PRIDE VILLAGE (das 16h00 às 04h00):

Para além da vibração e energia do palco principal – a maior pista de dança da cidade – com Dj´s que vão animar os visitantes com o melhor da música nacional e internacional, o espaço Pride Village está pensado para acolher momentos de convivialidade e interação entre as pessoas. Estar, conviver, mostrar, brincar e jogar são as palavras-chave que caracterizam todas as atividades e realizações neste espaço.

Aqui se centram diversas áreas de acolhimento e de lazer, como sejam: o Welcome Center ILGA onde podem ser obtidas todas as informações sobre o Arraial Pride e a ILGA, funcionando como um centro de documentação e acreditação, tendo ainda a presença de Ruben Martins, consultor de beleza da marca Mary Kay que fará sessões de maquilhagem e cabeleireiro para tod@s @s interessad@s; o Espaço Lounge, uma zona de encontro, descontração e “chill-out”, que conta com a atuação de vários DJ´s convidados: Lara Soft & Marta Hari (16h00), Senhor Comendador e Sua Sobrinha (17h00) e António Almada Guerra (18h00).

Nesta área encontram-se ainda diferentes tendas nas quais estão representadas várias associações de intervenção social, empresas e artesanato. Estão ainda previstas diversas atividades/animações que procuram envolver o público, como sejam: Performance de hip-hop pelo grupo New Inflow Crew (16h00 e 18h00) e Queer Games cuja apresentação e dinamização será efetuada pela transformista portuguesa Victoria Village (18h30). Mais tarde, segue-se a performance de Rita Manso e Ko.Zinha (22h00).

Um dos enormes sucessos desta zona é, desde sempre, o ARRAIALITO – o Arraial Pride para todas as famílias – um espaço de partilha, aprendizagem, respeito e muita diversão, com a realização de atividades pedagógicas para famílias e crianças, a decorrer entre as 16h00 e as 19h00. Como vem sendo hábito, esta iniciativa traduz-se numa enorme variedade de momentos de convívio, alegres e participados: Troca de Tintas – workshop de artes e criatividade (16h30); Jogos Coloridos – espaço lúdico para todas as idades (17h30); Contalá ao Vivo – leitura de livros infantis pela contadora de histórias Elsa Serra, incentivando a leitura e estimulando o imaginário infantil (18h30).

Continuando a festejar esta tarde de celebração, terá lugar pelas 19h45, o Concerto CoLeGaS – Coro de Lésbicas, Gays e Simpatizantes, um projeto que, através da música, pretende contribuir para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e divertida. Este grupo coral da Associação ILGA Portugal afina vozes e faz-se ouvir no Terreiro do Paço. Pelas 00h00, o ARRAIALITO acolhe a performance de Victoria Village. Na qualidade de embaixadora do PRIDE VILLAGE, a sua atuação simboliza a visibilidade do transformismo no Arraial Pride – arte emblemática do movimento/cultura LGBT que tem marcado presença neste acontecimento desde a sua primeira edição.

RESTAURAÇÃO

Num espaço especialmente consagrado à restauração o público visitante poderá usufruir de diversos serviços, prestados por alguns dos mais conhecidos bares e restaurantes. Serão cerca de 25 tendas na zona de restauração do Arraial Pride.

Mais informação em:
arraialpride.ilga-portugal.pt
www.facebook.com/arraialpridelx

Tags from the story
, ,

Deixa-nos o teu comentário: