Open Kitchen, um conceito bem europeu

[wide] open kitchen [/wide]

Texto: Sandra Alves

Fotos: Paloma Cabeza

Quando se fala em Bruxelas, pensamos imediatamente em chuva, frio, batatas fritas e chocolate. E é verdade, mas é também uma cidade cosmopolita onde se encontram europeus de todo lado e onde nascem muitas boas ideias.

Uma delas chama-se Open Kitchen. Mas porquê Open Kitchen ? Qual é o conceito?

Open kitchen é…uma cozinha aberta!

A inscrição é feita por email e a reserva é aconselhada porque as entradas são limitadas. Desta vez, o preço foi de 30€,  e incluía um menu de 3 ou 4 pratos, bons vinhos e actividades. Recebemos a morada uns dias antes. O segredo ficou bem guardado. Ao chegar ao local, percebemos que estávamos num loft dum pintor. Lá dentro, muitas pessoas  conversam e a partilham uns petiscos. Um DJ passa lounge music. Falam-se muitas línguas: Castelhano, Inglês, Francês.

Manuel Pueyo recebe-nos de braços abertos, com um copo de vinho branco biológico. A ideia vem dele. Manuel é galego, tem 34 anos e vive há alguns anos em Bruxelas.  Explica-nos com muita simpatia a sua ideia. Open Kitchen reúne, uma vez por mês, às Quartas-feiras, grupos de 30 a 40 pessoas de várias nacionalidades que se interessam por Cultura, Gastronomia e que querem fazer novos contactos. O menu, como o local, varia em cada caso, mas o tema é sempre o multiculturalismo e o sabor original de pratos caseiros. Desta vez tivemos 3 pratos de chefes italianos acompanhados de vinhos biológicos.

As performances artísticas variam. Muitas vezes há uma pequena banda, mas também dança, projecções de vídeo, etc .

Desta vez foi o pintor, que nos recebeu no seu local de trabalho, que nos deu a oportunidade de mostrar os nossos dotes artísticos e poder pintar o que bem nos apetecesse. Tudo isto num ambiente muito cool, quase familiar, o que não acontece em qualquer bar. Podemos dizer que foi uma experiência diferente, que recomendamos vivamente.

O conceito espalhou-se de boca em boca,  na capital europeia e cada vez mais pessoas estão dispostas a abrir as portas de suas casas ou galerias para o Open Kitchen. Mal podemos esperar pelo próximo!

Deixa-nos o teu comentário: