Vale a pena estar À Parte!

Este restaurante também vive dos pormenores

Na avenida Defensores de Chaves, em Lisboa, facilmente passa despercebido um restaurante cuja entrada pouco chama a atenção – para além de uns arbustos que protegem as laterais da entrada e uns menus que parecem saídos de uma fotografia dos aos 60. Porém, ao entrarmos e mergulharmos em cada recanto deste espaço, percebemos o seu nome – este passa a fazer todo o sentido – e, “À Parte” de tudo, entramos numa nova dimensão.

[wide]

Quase literalmente, um jardim tropical

[/wide]

O Restaurante À Parte é um caso de sucesso no panorama da restauração lisboeta. A adaptação de um espaço anteriormente usado para fins residenciais, a aposta numa ementa diferenciada e a arte de bem receber transformaram este restaurante num dos locais mais apetecidos para almoçar ou jantar.  Tudo começou quando, há quatro anos, Henrique Pinheiro e Lina Santos criaram um dos conceitos mais inovadores ao nível da restauração nesta zona de Lisboa, um espaço onde uma gastronomia diferenciada se conjuga com um ambiente deveras original.

Ao todo são oito os espaços onde foram sabiamente preservados alguns elementos originais deste apartamento térreo. Sala, cozinha, dois espaços ao ar livre, despensa, hall ou sala de jantar são os ambientes aqui proporcionados, alguns deles para fumadores. A cozinha, com a sua chaminé de mármore e produtos e utensílios à vista, e a sala de jantar, com uma decoração clássica, ideal para um jantar mais reservado ou em ambiente familiar, parecem ser os preferidos da clientela que todos os dias enche este restaurante.

Quanto à gastronomia, o À Parte prima por uma oferta diferenciada onde influências da cozinha internacional se conjugam com apontamentos da cozinha portuguesa. Destaque para as massas frescas, o risotto com lavagante e o rumpsteak com mash de batata. Os vinhos são também uma componente importante da carta, com a sua cuidada selecção de vinhos portugueses.

Mantendo o espírito da inovação, em 2012, o À Parte decide abrir outro espaço. Parte 2, contiguo ao restaurante À Parte, pretende afirmar-se como um espaço privilegiado de encontro ao final da tarde com a sua ampla oferta de champanhes e espumantes que pode acompanhar com ostras sempre frescas, desmistificando assim o consumo desta iguaria. O Parte 2 oferece um ambiente acolhedor e vem deste modo colmatar um lacuna em termos de espaços do género nesta zona nobre da cidade.

O À Parte fica na Avenida Defensores de Chaves, no número 14C (no Saldanha). 

Tags from the story
, ,