Os 10 artigos mais lidos em 2013

Este ano foi (e está a ser) um ano de surpresas! Na Janela Urbana, adicionámos novas áreas, rubricas, colaboradores, “administradores” e apaixonados de cultura urbana. Foi o ano em que duplicámos os nossos seguidores no Facebook, no Twitter (obrigado!). Foi o ano em que começámos vasculhar na casa das pessoas (seja nos seus closets, ou na sua casa em geral), começámos a partilhar crónicas literárias (com o nosso colaborador Caio Yurgel), ou a partilhar Janelas Internacionais, com as nossas colaborações além fronteiras. Eis a lista dos artigos mais lidos na Janela Urbana em 2013:

10. Fazer Filmes

João Botelho

Fazer Filmes foi o primeiro editorial de moda que realizámos para a Janela Urbana. As caras escolhidas para este editorial foram o realizador João Botelho e a actriz Ana Moreira. Para além de poderem ver o resultado desta sessão fotográfica, podem ler a entrevista e ficar a saber um pouco mais sobre estes dois protagonistas do cinema português.

9. Visita Guiada: Sílvia Escórcio

Sílvia Escórcio e a gata Guida

Em Maio fomos até à casa da Sílvia Escórcio, madeirense, consultora em comunicação cultural, para descobrir o seu T1+1 nas Amoreiras, recheado de peças cheias de significado que vão contando a história da sua vida pessoal e do seu trabalho.

8. Instagram: 10 Designers de Moda a seguir

O Instagram do Karl Lagerfeld

10 contas de Instagram de designers de moda a seguir, foi uma escolha da nossa editora Mariana Afreixo e foi o 8º artigo mais lido na Janela Urbana em 2013.

7. Diz-me o que vestes: Namalimba Coelho

Namalimba Coelho a mostrar algumas das suas peças

Somos um pouco voyeuristas na Janela Urbana e, de vez em quando, gostamos de ir vasculhar nos armários de algumas pessoas que admiramos. O armário da Namalimba suscitou tanta curiosidade alheia que tornou-se o 7º artigo mais lido na Janela Urbana.

6. Os mais belos pneus do mundo

Mario Sorrenti, 2012

Em Janeiro, a nossa colaborara Diana Neves de Carvalho pesquisou e escreveu sobre os calendários da Pirelli, que são publicados anualmente desde 1964, e sobre os seus fotógrafos mais emblemáticos.

5. A Patroa Malcriada

A Patroa Malcriada surgiu no Facebook no final de 2012 e rapidamente tornou-se um fenómeno que, em 2013 chegou às livrarias. Fomos conhecer a sua criada que falou em nome da sua patroa, porque esta, não tinha pachorra.

4. Visita Guiada: André Sentieiro

André Sentieiro e a Tif

André Sentieiro é designer e protagonista da primeira Visita Guiada que publicámos na Janela Urbana. Nesta visita, mostrou-nos os cantos à sua casa, as suas gatas – a Tif e a Alice – e falou-nos um pouco sobre a sua vida e o seu trabalho.

3. O Park está Completo

Park, no terraço do silo automóvel da Calçada do Combro, em Lisboa

Abriu, em Julho de 2013 um novo e inesperado espaço em Lisboa: o Park. 500m2 definem um espaço que pode ser um jardim suspenso, um bar, um restaurante, no fundo, é tudo isto e muito mais.

2. Diz-me o que vestes: Nazaré Pinela

Diz-me o que vestes… Nazaré Pinela

A diva vintage Nazaré Pinela foi a primeira vítima da nova rubrica “Diz-me o que vestes” e foi responsável pela maioria das buscas na Janela Urbana este ano.

1. Origama, uma empresa com alma

Da esquerda para a direita, os criadores da marca: Pedro, Francisca, João, Filipa e o Spiff

A Origama foi o artigo mais lido em 2013 na Janela Urbana, prova viva que o empreendedorismo é motivo de pesquisa e a curiosidade por novos projectos reina na internet.