Alice do Outro Lado da Passerelle, de João Bacelar

Alice do Outro Lado da Passerelle é a segunda exposição individual do fotógrafo João Bacelar e a terceira exposição do ciclo “Olho por olho, mente por mente”, comissariada por António Cerveira Pinto para os 30 anos da Galeria Luís Serpa Projectos. A exposição reúne mais de uma centena de fotografias realizadas por João Bacelar nos bastidores dos desfiles de moda portuguesa mas aborda especialmente os olhares e expressões dos fotografados.

Nas palavras do comissário desta exposição, António Cerveira Pinto, escreve: «Se há manifestação que distinga a cultura moderna e contemporânea, a moda é uma delas. No seu corpo frágil e efémero, nos tecidos que acabam de pousar sobre a pele das modelos, no movimento encadeado das passerelles, a moda chama si o narcisismo, o desenho, o corte, a costura, o imaginário, o erotismo, a sedução, o nervosismo, a excitação e a beleza de uma era inventada para a cidade, para a comunicação e para o olhar, para a liberdade e para a democracia. No feminino, masculino e neutro. Na feminina, masculina e neutra. Na alta costura, no último figurino e no alfaiate que entusiasmou Kierkegaard. No preto-e-branco, no prêt-à-porter e na cor, claramente!

Na antecâmara deste frenesim circular move-se um felino entre a luz e as sombras. É o artista como fotógrafo, o caçador de imagens que se propagam pelas fases da luz como num lago sem fim. É João Bacelar, ou seja, o retratista da dimensão invisível dos modelos antes de desfilar. O artista circula sem censura pelos bastidores da moda, partilhando os momentos e as tensões que antecedem o catwalk, os jogos de linguagem, as formas, cores e movimentos. Alice do outro lado dapasserelle, claramente!»

A exposição inaugura no dia 8 de Maio pelas 18h00 e estará patente ao público até ao dia 19 de Junho, na Galeria Luís Serpa Projectos, na Rua Tenente Raul Cascais, 1B, em Lisboa. 

Subscribe

Subscribe now to our newsletter

Ao clicares nesta caixa, concordas (SIM) com os nossa política de privacidade e armazenamento dos teus dados para (e somente) envio te publicações periódicas sobre os conteúdos que publicamos na Janela Urbana.