Bryan Adams “Exposed”

A exposição "Exposed" de Bryan Adams está patente no Centro Cultural de Cascais até ao dia 1 de Fevereiro de 2015.

Bryan Adams é uma figura reconhecida em todo o mundo pelos inesquecíveis êxitos que assinou. O que muitos ainda desconhecem é que o autor de Summer of 69 é um fotógrafo de talento. Tirando partido da sua relação de proximidade com figuras mediáticas, o fotógrafo reuniu uma série de retratos de celebridades que reflecte a facilidade em conviver com esses seus pares. Estas fotografias foram reunidas no livro Exposed publicado pela editora alemã Steidl em 2012 e posteriormente deram origem à exposição de fotografia homónima que, pela primeira vez em Portugal, e pela mão da Fundação D. Luís I, inaugurou no Centro Cultural de Cascais, no passado dia 14 de Outubro.

Muitos são os artistas que, tendo granjeado reputação noutras áreas específicas do mundo do espectáculo, se dedicam à fotografia, mas Bryan Adams revela uma maturidade e destreza estilística que muitos fotógrafos de renome não desdenhariam exibir. Adams opera, na aparência, sem obedecer a um plano temático muito predeterminado. Mas cada uma das suas fotos,  quando valorizada pela predominância do preto e branco, implica um sábia disciplina da luz e do enfoque na dramatização do discurso do rosto; já no domínio da cor são as cambiantes da Natureza – os azuis celestes – ou a cosmética do desejo (o vermelho dos lábios de Lindsay Lohan) que fornecem os principais motivos de sedução à lente que sobre eles paira até os imobilizar no instante prodigioso.

O fotógrafo diverte-se e diverte-nos com a sua fértil galeria de famosos desde a Rainha Isabel II ao duro Mickey Rourke e ao sofisticado Dustin Hoffman ou a Victoria Beckham, galeria na qual o espectador reconhecerá em diferentes registos muitos dos ícones da nossa contemporaneidade. Além dos conhecidos artistas internacionais, também fazem parte desta exposição algumas personalidades portuguesas como Ana Moura, Carminho e José Mourinho, entre outros, numa apresentação inédita ao público português.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 1 de Fevereiro de 2015 no Centro Cultural de Cascais. 

Self_Portrait_canon-029_B_rgb
Bryan Adams, auto-retrato
Tags from the story