I’m a shit. I’m fine.

Fabrica Features apresenta, de 22 de Novembro a 3 de Dezembro, a exposição I’m a shit. I’m fine da ilustradora chinesa Fanqiao Wang.

Trata-se de uma história de um Cocó que não se sente feliz consigo mesmo. Deve ser fantástico ser uma flor, um animal ou mesmo um pacote de sal; deve ser agradável cheirar bem e ser apreciado pelos outros, pensava ele. Um dia, o Cocó conhece outro cocó que o apresenta a um mundo de criaturas que se cumprimentam. Alguns são felizes, outros não: a linda foca está triste porque não se consegue encontrar a si mesma; o coelho parece um monstro, mas é muito alegre. Por que razão o Cocó não consegue ser feliz consigo mesmo?

I’m a shit. I’m fine questiona, de forma irreverente e divertida, a relatividade de sentimentos como autoconfiança, felicidade, tristeza, amor. Sentirmo-nos satisfeitos vale mais do que sentirmo-nos inferiores? Quanto estamos dispostos a gastar pelo amor e a consideração dos outros? Este sistema de valoração será apresentado directamente no preço de cada desenho: o Cocó que não tem confiança em si mesmo não vale nada, mas quando se sente cheio de amor e alegria torna-se mais caro. Alguns dos desenhos, todos à mão, estarão disponíveis para aquisição durante todo o período da exposição.

shit-and-flower-bassa-
shit-conversation-bassa

 

Nascida em 1989 na China, Fanqiao Wang começou a desenhar aos 2 anos de idade. Depois de estudar design gráfico na Universidade de Artes de Nanjing, começou a trabalhar como ilustradora freelance e autora independente de banda desenhada. Em 2012, Fanqiao beneficiou de uma bolsa na Fabrica, o centro de investigação em comunicação do Grupo Benetton, onde trabalha como ilustradora para a revista COLORS. Com uma paixão obsessiva por focas, os trabalhos de Fanqiao são inspirados nos sentimentos humanos e nas emoções pessoais. Procura uma linguagem visual simples para expressar os desejos e as confusões humanos, de uma forma universal.

Fabrica_FanQiaoWang

www.fabrica-features-lisboa.blogspot.com