Portugal Fashion volta a marcar presença na London Fashion Week

Dar uma escapadela a Londres durante a London Fashion Week (LFW) é sempre uma boa oportunidade para levar um boost de criatividade numa cidade que vive e respira a vibrante indústria num glamour muito próprio. Nesta semana, juntaram-se não só os designers de moda britânicos, mas também designers dos quatro cantos de mundo. E Portugal, não é excepção, através do Portugal Fashion e do projecto Bloom.

A instalação de Portugal no Brewer Street Car Park acolheu propostas concebidas pelos designers para dar a conhecer a frescura e o potencial da moda portuguesa. O design e concepção da instalação envolveram ainda outros talentos portugueses emergentes e com carreira internacional: o designer radicado em Londres Miguel Bento e a dupla de arquitectos NU.AS, Nuno Paiva e Astrid Suzano.

Energia solar no florescimento da moda portuguesa em exposição no International Fashion Showcase

A estufa, composta por plantas e criações de moda, concebida em 2014 para ilustrar o conceito Bloom, deu este ano lugar a uma instalação igualmente associada ao sentido da palavra inglesa “bloom”, sinónimo de florescer, dar flor, resplandecer, ou seja, de algo de fresco, algo que está a nascer ou a crescer, mas também de algo mais laboratorial e mais experimental, mais arriscado, mais inovador. “Sol. Energia. Tecnologia” foi o mote do trabalho apresentado em Londres por João Melo Costa, Carla Pontes, Hugo Costa, Mafalda Fonseca e pela marca KLAR.

Esta acção de internacionalização dos designers portugueses ambiciona tirar máximo partido da projecção e visibilidade proporcionadas por um projecto como o International Fashion Showcase, que lança o desafio a embaixadas e instituições culturais de cerca de 30 países. O objectivo é promover exposições em toda a cidade, envolvendo novos nomes que ditarão o futuro da indústria da moda. Trata-se de uma ação de afirmação de Londres enquanto cidade de moda, com um posicionamento global diferenciado em matéria de emergência de talentos.

Daniela Barros e João Melo Costa em desfile no Fashion Scout

No passado dia 20 de Fevereiro, Daniela Barros e João Melo e Costa apresentaram em passerelle no Freemasons Hall, as suas colecções Outono/Inverno 2015-16 de beneficiando assim da projecção internacional da plataforma Fashion Scout. Com actividade em Londres e Paris, o este projecto dedica-se à caça de novos talentos, contando para tal com o estreito envolvimento de meios de comunicação social e compradores de todo o mundo.

Daniela Barros apresentou a colecção “NKA_002”, um trabalho manifesta uma viagem ao inconsciente às memórias, onde os elementos clássicos masculinos são reinterpretados e desconstruídos. Recorrendo a uma “silhueta desestruturada e oversized”, a designer apresentou uma colecção com materiais tecnológicos e pele de peixe, em cores neutras com base negra, “iluminadas por brancos”.

João Melo Costa, por seu turno, apresentou uma colecção onde a imagem ultrapassa as palavras e a identidade da marca é confirmada. O designer que trocou as Artes Plásticas pelo design de moda complementa a colecção com o trabalho concebido para a instalação IFS, onde se baseou na associação de “diferentes espécies de plantas”, transmitindo a ideia de preservação, não apenas de espécies e formas, mas também de momentos.

Assim foi Londres!

Daniela+Joao

Subscribe

Subscribe now to our newsletter

Ao clicares nesta caixa, concordas (SIM) com os nossa política de privacidade e armazenamento dos teus dados para (e somente) envio te publicações periódicas sobre os conteúdos que publicamos na Janela Urbana.