John Galliano: Enfant Terrible
                                              Fotografia: © Pascal Le Segretain

 

David Foy, escritor britânico, apresentou no passado dia 16 de Outubro no belíssimo Victoria & Albert Museum, o seu mais recente trabalho intitulado John Galliano, L´Enfant Terrible.

A “Talk” assim denominada a sessão, pretendia dar a conhecer as influências e desvendar um pouco do imaginário do conhecido fashionista. Estava super animada: um livro sobre um dos melhores designers contemporâneos, o autor ali presente, casa cheia e… páginas impressas lidas – literalmente – para o público.

Pois bem, durante os primeiros minutos ficamos a saber dos pais emigrados, das origens humildes e da vinda para a cidade de Londres. Eu e mais uns quantos alunos de moda, que escutavam atentos, tivemos ainda  acesso aos mais diversos detalhes de John Galliano, incluindo os nights clubs que o este frequentava back in the days e o tipo de drogas que ele mais gostava, “all that it had to offer”, disse David.

A aula de leitura – como decidi chamar-lhe –  fez uma retrospectiva do trabalho de Galliano, desde os seus estudos na famosa Central St. Martin’s até ao auge da sua carreira quando se torna o designer da famosa casa Givenchy e no ano em 1995, quando substitui o famoso designer Gianfranco Ferré na Christian Dior. Esta inesquecível parceria duraria até 2011, altura em que rebenta o escândalo anti-semita, em vésperas da apresentação da colecção em Paris Outono Inverno 2011-2012. Ainda durante a apresentação, o público pode visualizar algumas imagens inéditas recolhidas por David em que incluem o primeiro desfile de Galliano na escola de Artes intitulado “Les Incroyables”.

Após a leitura, ou melhor, após a talk de 1 man only, David respondeu a algumas questões. Destaco a mais curiosa:”David, o que retirou deste processo de pesquisa, escrita, recolha de imagens, o que aprendeu com este trabalho? Que nunca serei um fashion designer”.

David Foy despediu-se com alguns autógrafos e com a promessa de uma obra dedicada exclusivamente a handbags a ser lançada em 2016. A obra deste autor conta com outros trabalhos sobre Lady Gaga e Madonna.

Subscribe

Subscribe now to our newsletter

Ao clicares nesta caixa, concordas (SIM) com os nossa política de privacidade e armazenamento dos teus dados para (e somente) envio te publicações periódicas sobre os conteúdos que publicamos na Janela Urbana.