9ª edição
8 ½ Festa do Cinema Italiano

Apontem na agenda! A 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano começa de 30 de Março a 7 de Abril.

8 1/2 Festa do Cinema Italiano

Apontem na agenda! A 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano começa de 30 de Março a 7 de Abril e mais uma vez irá apresentar o melhor do cinema italiano aliado à experiência daquilo que é ser-se italiano, através de momentos de cultura e de lazer apetecíveis. Para além de decorrer, como habitualmente, no Cinema São Jorge, este ano realiza-se pela primeira vez nos Cinemas UCI – El Corte Inglés com uma programação especial.

O filme de abertura é a aguardada antestreia de Il racconto dei racconti, de Matteo Garrone, realizador dos premiados Gomorra e Reality – A Grande Ilusão. O filme, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes (2015), é inspirado nos contos de fadas clássicos italianos e conta com um elenco de excepção, onde se destacam Salma Hayek, Vincent Cassel e Toby Jones, nos papéis principais.

A Festa do Cinema italiano faz também uma homenagem a Ettore Scola, um dos grandes mestres do cinema italiano, falecido no passado dia 19 de Janeiro e cujo último filme, Que estranho chamar-se Federico foi exibido em antestreia na edição passada do festival. Scola assinou alguns dos filmes mais icónicos da cinematografia transalpina, obras-primas como Tão Amigos Que Nós Éramos, Feios, Porcos e Maus, Um Dia Inesquecível e O Terraço e A Família.

As novidades desta edição é a expansão da Festa por mais cidades cidades portuguesas: em Cascais, de 15 a 17 de Abril, Coimbra, de 18 a 20 de Abril, Porto, de 21 a 24 de Abril, Loulé, de 12 a 14 de Maio, Caldas da Rainha, de 13 a 15 de Maio, entre outras, cujas datas serão anunciadas em breve. Simultaneamente, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano reforçará a presença em vários países lusófonos, sendo de destacar o forte crescimento no Brasil, onde, para além de Porto Alegre, estará em mais seis cidades.

Para além das sessões de cinema, podemos contar com uma festa de abertura, uma Rota dos Sabores com os melhores representantes da comida italiana em Lisboa (e com descontos para o espectadores), aulas de introdução à língua italiana em locais emblemáticos, o (quase sempre esgotado) Cine-Jantar, onde o cinema é aliado à gastronomia, entre outras actividades, algumas delas ligadas à moda, música e às artes plásticas.

Os bilhetes têm um preço a partir dos 4€. Serão anunciadas mais novidades nas próximas semanas, que podem ser também acompanhadas no site festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook.